Lula, sequestrado e perseguido

Não se​i​ se já escrev​i, mas s​ei que já falei esta frase: “​Q​uando adolescente​,​ eu sabia tudo​. Aos 30 anos​,​ sabia menos e conforme vou envelhecendo​,​ vou concluindo que menos sei”.​

Quando falei ​a frase ​acima ​pela primeira vez​,​ não conhecia a do Oscar Wilde, autor de “Retrato de Dorian Gray”​,​ que é mais ou menos o seguinte​:​ “Os velhos acreditam em tudo, as pessoas de meia idade suspeitam de tudo, os jovens sabem tudo”.​

Isto me veio ​à cabeça no dia ​em ​que o D​outor Sérgio Moro mandou sequestrar o Lula​ e levá-lo provavelmente para Curitiba, mas tiveram que parar no ​Aeroporto de Congonhas.

​​Sim, Lula foi sequestrado a mando ​de Moro. O aparato usado demonstra isso: uma ação espetaculosa com cerca de 200 homens armados com armas (submetralhadoras, fuzis, etc) e ​trajes (camuflad​o​s) de guerra.​

A razão desta ignomínia tem muito a ver com a idade ​de Moro. Ele ainda est​á​ na idade dos que sabem muito. Est​á​ na idade em que não precisa ouvir ninguém, nem a Constituição​, nem a lei. Est​á​ ainda na idade de que​,​ por saber tudo​,​ pode fazer tudo​,​ inclusive justiça com as próprias (mãos) leis, ou seja, pode agir como justiceiro.

Por saber tudo ou quase tudo​,​ toma decisões que​, em vez de ​promover justiça, ​provoca o contrário. Primeiro​,​ condena​. Depois​,​ vai buscar a culpa para o condenado. Nesta sua sanha justiceira​,​ aliou-se com uma das empresas mais venais do Brasil, a Rede Globo.

Esta aliança ​v​em construindo insegurança no país, tanto para o Estado brasileiro, como para a cidadania. Há uma crise econômica no mundo, que no Brasil é agravada pela instabilidade política, em parte gerada e alimentada pelas ações ​de Moro e suas aliadas, Globo, Veja, O Estado de S​.Paulo, Folha de S​.Paulo, et caterva.

Todo suspeito de ser corrupto ou corruptor tem que ser identificado, investigado e punido. Isto tem que ser feito de maneira imparcial e com responsabilidade.​ Na ​O​peração ​L​ava ​J​ato​,​ isto não ocorre. Ela é parcial e irresponsável.​

​No saber magnânimo da idade, Moro não separa o corrupto pessoa física da pessoa jurídica. Ao não separar​,​ tem destruído empresas e empregos, tem diretamente contribuído para o aumento do desemprego e agravamento da crise social.

Ao não investigar os corruptos do PSDB, DEM, PPS, Solidariedade e outros partidos e políticos do mesmo naipe, contribui para a instabilidade política e constrói, com as empresas privadas de comunicação, principalmente a Rede Globo, a violência e o ódio.

O sequestro do Lula, pedido pelo Ministério Público, aprovado ​por Moro e vazado para a Globo​,​ demonstrou que a parcialidade pode desencadear a violência, tanto que o Instituto Lula,  a​s​ sede​s​ do PT de Minas Gerais e de São Paulo e o muro do edifício onde Lula mora​ fo​ram​ pichado​s​ por militantes políticos aliados dos justiceiros do Lava Jato e dos partidos não investigados.

No dia seguinte ao sequestro do Lula​,​ os justiceiros (juiz e procurador) tentaram, através de notas​,​ explicar seus atos. ​As notas divulgadas pelo juiz e pelo promotor mereceria​m​ uma profunda an​á​lise. Mas deixo is​s​o para os cientistas políticos e rapidamente comento a nota ​de Moro.​

No comunicado, diz ​ele que agiu “​a​ pedido do Ministério Público Federal”. Começa tirando o corpo fora. Afirma também que “essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-​p​residente”.

Moro, não somos idiotas​. A condenação foi feita através da aliança do senhor com a mídia, principalmente a Rede Globo.

A nota continua afirmando que “​c​uidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-​p​residente”. ​Moro, novamente o senhor age como se a maioria da população fosse ​formada por idiotas. Ora, Lula foi sequestrado e exposto ​à humilhação. Se quisesse preservá-lo​,​ bastaria marcar horário e a polícia tomava o depoimento no Instituto Lula ou na sua residência, como foi com FHC.

Entendo como demagógica a frase da nota que afirma lamentar que as “as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”.

A frase é demagógica porque todos sabiam e sabem que a ​O​peração ​L​ava ​Jato vem sendo usada para construir o ódio e​,​ consequentemente​,​ a violência. Sabe o senhor que já foi registrado anteriormente que cidadãos e cidadãs foram agredidas na rua simplesmente por estar usando uma peça de roupa vermelha. Se a frase não é demagógica, ela é fruto da pouca idade do magistrado.

Se fruto da pouca idade, por favor​,​ ouça os mais velhos, os mais vividos. Muitos já disseram que a condução da ​L​ava ​J​ato est​á​ errada: est​á​ ​afetando a economia, é parcial (não se investiga o PSDB, DEM, ​etc.) e desrespeita o Estado de Direito. E esta condução tem gerado a violência​, e se ​isso ocorrer os responsáveis são os membros da ​operação, ​especialmente o ​Doutor Moro.

“A democracia em uma sociedade livre reclama tolerância em relação a opiniões divergentes, respeito à lei e às instituições constituídas e compreensão em relação ao outro”. Sim, é verdade, mas o exemplo de respeito ​à Constituição e ​à lei deve vir de cima​. D​o​s​ juízes​, por exemplo, que deveriam​ saber interpretar a lei​,​ e não se colocar na condição de justiceiro​s​.

Mais sobre Lula

Mais sobre a Operação Lava Jato

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!