Faxina completa

Heitor Peixoto*

Faxina completa tem que incluir a lavagem das cuecas. Com cuidado, senão lava o dinheiro junto. Mas com pressão, senão a sujeira não sai. Então, manda o ceroulão pro lava-jato. Aproveita, e lava o jato, pra não deixar vestígio de caroneiro.

Ora, vai dizer que você não pegaria carona? Nada mais “justo”, sabendo que os Transportes estão em crise. Aí, você chega em Casa, e descobre que a crise continua. Então, corre pro sacolão, pra comprar uma raiz forte daquelas de espantar encrenca, e descobre que a Agricultura também tá mal. Então, você volta correndo, em pânico, pra casa, senta no sofá, liga a TV pra dar aquela relaxada... e vê o cara da Defesa atacando, e que isso não é bom, pois nem é dia de futebol!

Ufa! Pintou sujeira? Chama a faxineira! E não tem pra Rossi, Palocci ou Oxossi. Bobeou, ela espana. Uns, com mais “ternura” que outros, gentilmente convidados a sair. Bem, embora digam não se tratar de caça às bruxas, sobram umas vassouradas vez em quando.

Denúncias seguem pipocando aqui e acolá, e a faxina é necessária, ainda que vire a casa de cabeça pra baixo. Ou que a devolva à posição original (que talvez remonte aos tempos pré-Cabral). Mas uma hora vai ser necessário trocar o avental pelo capacete e a argamassa das grandes reformas (política, tributária, trabalhista etc).

Bom, quem já teve obra em casa sabe quanta sujeira uma reforma faz. Muito mais cômoda de se limpar do que a sujeira do caráter. Daria prazer de limpar. E aí sim teríamos uma casa minimamente arrumada, que tivesse cômodos confortáveis a todos, sem distinção. Porque a erradicação da miséria, prioridade zero do governo, vai ter que passar por esse tortuoso caminho da reconstrução. Ou então será, como em tantas experiências anteriores, apenas um remendo social. Um mero pãozinho de sal seco, que apenas forra o estômago e engana a fome, mas que não dá a mínima certeza de quando será a próxima refeição.

Enquanto isso, em Brasília e no Brasil, faxineiros e porcalhões bem sabem quando serão as próximas eleições. Haja articulações!

*Jornalista. Siga-o no twitter: @heitor_peixoto

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!