Chefs no B: momentos especiais da alta gastronomia em Brasília

O Chefs no B é um evento que traz renomados talentos da gastronomia para jantares especiais periódicos no B Hotel. São momentos singulares em que a criação autoral culinária alcança status de pura arte e alquimia. Foi o que aconteceu nesta terceira edição (14 e 15/08), onde os maestros eram dois e com uma sucessão de pratos impressionantes.

Desta vez, o chef anfitrião Rodrigo Sato recebeu os colegas Jean-Rémi Caillon e o chef pâtissier Sébastien Vauxion. Responsáveis pelo Kintessence, do hotel Le K2 Palace, em Courchevel, na França, eles ostentam duas estrelas do Guia Michelin, prêmio de maior renome na gastronomia mundial.

Todos ficaram surpreendidos pela criatividade na mistura de sabores, texturas e fusões que chegavam à mesa, realçadas pela harmonização dos vinhos com curadoria do sommelier Francisco Chaves.

O primeiro prato – La Betterave - já mostrava ousadia na união de sabores: beterraba, enguia, caviar baeri e pimenta-preta da Bahia. Em seguida, o Le Champingnons tinha cogumelos, agrião e castanha-do-pará. A receita deu destaque para o café, com presença na medida.

A sequência de surpresas tinha lagosta fresca com mandioca defumada, estragão e cebola-roxa. O garçom ia revelando os segredos aos poucos: o crustáceo havia chegado vivo do Ceará, mas a cebola veio na mala do chef. Encerrando os pratos salgados, veio a bochecha de porco, com ravioli de queijo Reblochon, funcho e carbonara.

Quando se pensava que era chegada a hora de calmaria, vieram as receitas com assinatura do chef pâtissier. Primeiro, o Macaron Givre, de limão e cachaça. O segundo, a sobremesa de chocolate belga com caramel com flor de sal.

Foi uma noite para ficar na memória dos presentes e para provar que a alta gastronomia é capaz de proporcionar prazeres inimagináveis. Um banquete para os sentidos, um presente para o paladar. E também uma homenagem ao talento de grandes nomes da culinária francesa como Joël Robuchon, cuja morte em 6 de agosto deixou triste o mundo da gastronomia.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!