Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios

Layane Rayelly Silva Marinho*

Com mais de 5 mil municípios e com idade superior a 500 anos, o Brasil é entoado como uma “mãe gentil para os filhos deste solo”, dentre os quais um caçula de 65, chamado Junqueira. Cidade esta que, para crescer com saúde, educação e aspectos socioeconômicos, acompanhando o ritmo desse “impávido colosso”, precisa muito que a gentileza de sua nação espelhe essa grandeza.

Toda mãe gentil tem por obrigação dar saúde e educação a seus filhos. É assim que se pode analisar até que ponto a nação brasileira é, realmente, generosa. Em um país em que os professores são desvalorizados, o sistema educacional é decadente, a política nacional de saúde é belíssima na teoria, mas pouco aplicada na prática, é graças ao povo heróico de cada município, dentre os quais os desafiadores junqueirenses, que não fogem à luta, que ainda é possível tornar esta a terra adorada.

Para não ficar apenas na glória do passado e tornar possível a paz no futuro, um país que hoje se encontra entre os dez maiores potências econômicas precisa reconfigurar aspectos sociais ainda marcantes, como a violência, o preconceito e, o pior de todos, a corrupção política. Cada município, inclusive Junqueira, precisa assumir essa responsabilidade. Afinal, um bom filho da nação deve ver sua mãe como a pátria amada, não se restringindo a permanecer deitado eternamente.

No entanto, é tendo a educação por base que todo filho se desenvolve e amadurece, possibilitando repensar a saúde, pois é preciso estar saudável para crescer economicamente e não há como financiar a melhoria das questões sociais enquanto se achar que é tudo apenas um sonho intenso. Assim, o Brasil é mais que um raio vívido, é uma pátria amada e idolatrada que tem o município de Junqueira como um braço forte que “nem teme, quem te adora, a própria morte”, que clama: pátria amada, Brasil!

*Layane Rayelly Silva Marinho, 16 anos, é estudante da Escola Estadual Padre Aurélio Góis, do município de Junqueiro (AL). O texto acima obteve o 1º lugar entre as redações do Projeto Jovem Senador 2012, que teve como tema “Meu município, meu Brasil”.

Leia ainda:

Os municípios e o Brasil, na visão de jovens estudantes
Minha cidade: berço de um patrimônio imaterial

Meu município: uma peça no quebra-cabeça brasileiro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!