​​​​​​​​​​Inocentes e energúmenos ​​

E​m um ​mesmo dia da semana passada, sou informado​,​ pela minha ​esposa, de uma uma enorme besteira que ela acabou de ouvir e leio algumas notícias que dariam longos comentários, mas comentarei apenas três.

Contou minha mulher que​,​ na frente de nosso apartamento​,​ passou um carro de som convidando as pessoas para o ato do dia 16 de agosto contra Dilma.

Convidava para o ato contra a democracia. Chamava o povo rico de dinheiro e pobre de ideias para se manifestar pelo impeachment da presidenta ​da República.

Escrevo que a convocação é para o povo rico de dinheiro e pobre de ideias. Um dos argumentos usados pelo energúmeno​ ​a favor da mobilização e do golpe​, segundo minha mulher, ​ é que o PT e a Dilma estão enviando dinheiro para os países socialistas.

Perguntado o que é socialismo, quantos e quais são os países socialistas no mundo, provavelmente o energúmeno não saberia responder. Se tem provas​,​ do que fala? Não tem, porque isto jamais ocorreu na história do Brasil. E​,​ pior, há os (energúmenos) pobres de ideias que acredita​m.

Li​ ​no blog Diário do Centro do Mundo que um grupo de 71.440 brasileiros ganhou em 2013 quase 200 bilhões de reais e ​que ​não pagaram nem um centavo de Imposto de Renda de Pessoa Física.

Não pagaram porque essa dinheirama toda veio como lucros e dividendos d​e empresas das quais são donos ou sócios. Empresas, por exemplo, como bancos, que distribuem dividendos e não renda. Esses ricos de dinheiro estimulam o povo a ir para a rua, afinal​,​ querem ganhar mais.

Importante informar: quem implantou esta pr​á​tica no Brasil foi Fernando Henrique Cardoso​,​ do PSDB, em 1995. Na época​,​ nós​,​ do PT,​ fomos contra​. E quando assumimos o governo não conseguimos recolocar essa cobrança.

Não conseguimos porque são justamente os ricos que​ financiam as campanhas eleitorais. O deputado que foi financiado pelo rico é contra a volta dessa cobrança​. E a maioria dos deputados que não foi financiado tampouco vota, pois est​á​ na esperança ​de ​que​,​ na próxima campanha​,​ ele ​também ​seja financiado.

Lula tentou​,​ nos seus oito anos de governo​,​ fazer duas reformas tributárias e não conseguiu. Lembro-me de uma proposta singela feita pelo Lula: cobrar IPVA de barcos e lanchas de luxo e aviões, coisas de rico. Não conseguiu: a maioria dos deputados votou contra. Será que conseguiremos aprovar um imposto sobre as grandes fortunas e sobre herança?

Conseguiremos, se aqueles que for​a​m para as ruas no dia 16 e em todos os outros dias, ao invés de pedirem o impeachment da Dilma, peçam uma reforma tributária radical e uma reforma política que d​ê​​ ​mais representatividade e participação ​a​o povo.

Iludido por ricos e por energúmenos​,​ uma parte do povo foi para a rua em manifestações anteriores e deve ir à do dia 16 (escrevo​ ​antes​ dessa data​). Entre os ricos, e, que tem interesse próprio, est​á​ a Rede Globo, que também distribui dividendos.

Mas​,​ pelo que li na semana passada​,​ a Globo não ilude só inocentes e energúmenos políticos fazendo oposição ao PT e a Dilma​. Ilude a população de maneira geral e até criancinhas.

Li que o “Esquenta”, da TV Globo, convidou uma pessoa para uma gravação onde seriam distribuídos brinquedos para crianças. Essa pessoa relata que: “No início, a produção entregou brinquedos para as crianças, somente para fingir que os levamos para fazer a doação. Depois, pediram para devolvermos os brinquedos colocando-os em um baú”.

Sobre isso a Globo respondeu: “Foi pedido que levassem um brinquedo para doação a uma instituição de caridade. Àqueles que não puderam ajudar, a produção cedeu gentilmente brinquedos para o ato simbólico da doação”​.

Coitada da Globo, é pobre e tem que tomar o “doce” das mãos das crianças.

Li ​também uma notícia positiva. São muitas as notícias positivas nos últimos 12 anos e meio de governo do PT (Lula e Dilma) que a mídia esconde e que o povo descerebrado esquece.

​No último dia 9, a produção de energia elétrica no país a partir d​e​ usinas eólicas foi de ​​3.922 megawatts médios​, cerca de ​7,86% da energia total consumida​​. Certo que era domingo, mas não deixa de ser um patamar importante.

No governo de FHC​,​ foi gerado...​ Ops, ​será que ele sabia o que é energia eólica?

Mais sobre Lula

Mais sobre FHC

Mais sobre o Brasil  nas ruas

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!