O perfil dos finalistas do Prêmio Congresso em Foco

Thomaz Pires

Apenas um senador entre os 11 finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2009 concorre pela primeira vez ao título de melhor parlamentar do ano. Flávio Arns (PR), que recentemente trocou o PT pelo PSDB, é o único estreante entre os senadores indicados por jornalistas que cobrem o Legislativo, na primeira fase de votação.

Na outra ponta, cinco senadores se destacam por figurarem como finalistas nas quatro edições do prêmio. São eles: Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Aloizio Mercadante (PT-SP) e Renato Casagrande (PSB-ES). No Senado desde 2007, Casagrande participou da primeira edição como finalista entre os deputados.

A maioria dos senadores selecionados este ano representa estados do Centro-Sul do país e está filiada a partidos de centro-esquerda. A maior parte dos indicados possui curso superior. O leque de profissões exercidas pelos finalistas antes de ocupar cargo eletivo é amplo. Há advogados, diplomata, engenheiro mecânico, historiador, metalúrgico, economistas, procurador de Justiça, engenheiro florestal, pedagoga e professora de português.

Dose dupla

Na votação deste ano, dois senadores que não ficaram entre os mais lembrados pelos jornalistas aparecem na final de outras categorias: Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Marisa Serrano (PSDB-MS).

Jarbas disputa com os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Pedro Simon (PMDB-RS) e os deputados Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), Flávio Dino (PCdoB-MA) e Gustavo Fruet (PSDB-PR) na categoria de promoção da Justiça e combate à corrupção.

Marisa concorre na categoria de parlamentar que mais se destacou na defesa da educação. Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Flávio Arns (PSDB-PR) e os deputados Carlos Abicalil (PT-MT) e Maria do Rosário (PT-RS) também disputam o voto do internauta pelo mesmo motivo.

Além de Demóstenes, Simon, Cristovam e Arns, outros dois senadores acumulam mais de uma indicação em 2009. Renato Casagrande e Marina Silva (PV-AC) também foram apontados entre os parlamentares que mais se destacaram na defesa do meio ambiente. 

Quem é quem
 
Acessando os links abaixo, o leitor pode verificar diversas informações relacionadas aos parlamentares, como o patrimônio declarado, as áreas de atuação no Congresso e os gastos de campanha. É uma boa chance para conhecer melhor os parlamentares, refletir sobre a atuação de cada um deles no Parlamento e destacar aqueles que, de fato, melhor representaram a população no Congresso este ano.

Aloizio Mercadante (PT-SP)

Alvaro Dias (PSDB-PR)


Arthur Virgílio (PSDB-AM)


Cristovam Buarque (PDT-DF)


Demóstenes Torres (DEM-GO)

Eduardo Suplicy (PT-SP)


Flávio Arns (PSDB-PR)


Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)

Marina Silva (PV-AC)


Marisa Serrano (PSDB-MS)


Paulo Paim (PT-RS)


Pedro Simon (PMDB-RS)

Renato Casagrande (PSB-ES)


Em sua quarta edição, o Prêmio Congresso em Foco tem o patrocínio da Petrobras e da AmBev e o apoio da Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), da Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal (SJDF) e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). A votação segue até o dia 17 de novembro. Todos os finalistas serão premiados no dia 7 de dezembro em Brasília.


Confira os votos dados pelos jornalistas aos deputados


Confira os votos dados pelos jornalistas aos senadores


Entre aqui para votar.
 
Para visualizar os resultados parciais, clique aqui

Leia ainda:


Marina e Chico Alencar lideram preferência de jornalistas

Os partidos com as melhores bancadas do Congresso 

SP, RS, RJ e PR têm melhores bancadas no Congresso  

Lista integral dos parlamentares votados pelos jornalistas

Encerrada primeira fase de votação do Prêmio Congresso em Foco 2009

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!