Frente parlamentar pede acesso a investigação sobre deputados

Parlamentares querem que presidente da Câmara faça pedido formal de informações à Procuradoria-Geral da República para que envie dados sobre os deputados citados na Operação Monte Carlo

Os deputados da Frente Parlamentar Mista de Combate à Corrupção pediram hoje (27) ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que requeira formalmente ao Procurador-Geral da República (PGR), Roberto Gurgel, todas as informações e documentos sobre o envolvimento de deputados federais, tanto nas ações de investigação da Operação Monte Carlo, realizada pela Polícia Federal, quanto em qualquer outra investigação que esteja em curso.

Leia outros destaques do Congresso em Foco

No ofício enviado ao presidente da Casa, os deputados lembram que o motivo do pedido são as notícias veiculadas diariamente sobre a Operação Monte Carlo, que investiga as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com empresários e parlamentares. Transcrições de gravações divulgadas pela imprensa até agora citam os nomes dos deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), Sandes Júnior (PP-GO) e Rubens Otoni (PT-GO), além do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Os líderes da frente parlamentar defendem que é de “fundamental importância o conhecimento de forma completa, por todos os deputados federais, de quem é quem nas investigações em curso referentes ao caso ‘Cachoeira’ e, também, das possíveis evidências de postura que configurem quebra de decoro por qualquer deputado federal”. Segundo a frente parlamentar, a medida é necessária para que “não restem dúvidas a respeito da conduta de qualquer membro desta Casa”, uma vez que o desconhecimento dessas informações macula o Parlamento como um todo, na medida em que a tendência à generalização vai se consolidando.

Para o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), as informações são importantes para a abertura de investigações na Câmara. “Com os dados, os partidos poderão, se quiserem, abrir representação no Conselho de Ética. Então, precisamos dessas informações”, disse. O ofício foi assinado pelo presidente da frente parlamentar Francisco Praciano (PT-AM) e pelos deputados Chico Alencar (Psol-RJ), Luíza Erundina (PSB-SP), Ivan Valente (Psol-SP), Rosane Ferreira (PV-PR), Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), Érika Kokay (PT-DF), Luiz Couto (PT-PB).

Saiba mais sobre o Congresso em Foco (vídeo de 2 minutos)

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!