Congresso em Foco

Celular, computador e muita privacidade: Dirceu diz que tem aproveitado para trabalhar intensamente antes de voltar ao cárcere

Dirceu: “Como vou deixar o país se o Lula está preso?”

30.04.2018 07:40 297
Atualizado em 02.07.2019 20:11

Reportagem Em
Publicidade

 

“Como vou deixar o país se o Lula está preso? Não se abandona um companheiro assim. Há erros que você pode cometer. Outros, não.”

Publicidade

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, 72 anos, condenado a mais de 40 na Operação Lava Jato, fez a afirmação acima durante encontro, em Brasília, com a reportagem do Congresso em Foco. Respondia a uma questão que lhe tem sido apresentada com frequência: quais as chances de fugir do país para descumprir uma pena que ele e seus correligionários atribuem a um processo de “perseguição política” ao PT e à esquerda?

Dirceu diz não ver sentido em tal ideia porque Lula, o Partido dos Trabalhadores e a “luta” se tornaram sua vida. Ele admite que deixar o Brasil é um conselho que tem recebido, pessoalmente ou por meio de mensagens, de várias pessoas, mas insiste: “A vida não é assim. Com Lula preso, não há chances de deixar o Brasil”.

Publicidade

No PT, somente o ex-presidente Lula teve mais poder do que ele. Réu na Ação Penal 470, que tratou das responsabilidades criminais pelo mensalão, ele foi condenado em outubro de 2012 por formação de quadrilha. Até recebeu perdão de pena em outubro de 2016, mas continuou preso em razão da Lava Jato. Provocado a comentar a possibilidade de se refugiar em Cuba, onde o remanescente regime socialista da América Latina certamente lhe daria guarida, Dirceu solta um riso largo e ironiza:

“Tem muita gente querendo que eu vá para Cuba mesmo”, comenta, referindo-se à frase que se tornou recorrente entre os adversários do PT: “Vai pra Cuba!”. Enquanto recebe o repórter, aliás, Dirceu ouve a lendária banda cubana Buena Vista Social Club, a mesma que contribuiu para a aceitação de ritmos como salsa e rumba pela alta intelectualidade do Ocidente. Lembra que já morou em Cuba, que, para ele, é uma mistura de Minas com Bahia.

Antes de serem recebidos pelo ex-ministro, os repórteres veem Dirceu reunido, em uma sala à meia luz, com seu advogado. Era mais uma das incontáveis reuniões que têm marcado o cotidiano pós-condenação, no qual ele e seu defensor jurídico conversam sobre o curso do processo conduzido pelo juiz paranaense Sérgio Moro e sobre os seus possíveis desdobramentos. No chão, no quadro encostado em uma das paredes do cômodo, Marlon Brando em O poderoso chefão, exalando o charme dos anos dourados de um cinema que não existe mais.

Em um primeiro momento, instantes depois da chegada da reportagem, a porta da sala se entreabriu para o entra e sai do advogado. Na antessala, sorvete de chocolate e água regam a expectativa sobre o que ele diria, ou mesmo se diria algo, depois da entrevista a Mônica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo. Desde então o petista foi aconselhado por sua defesa a não mais falar com a imprensa. O ex-ministro sai rapidamente, dirige algumas palavras de cumprimento, mas volta para a sala para mais meia hora de conversa privada com seu interlocutor.

<< Condenado na Lava Jato, Dirceu conclama petistas a ocuparem Porto Alegre em defesa de Lula

<< Dirceu descarta envolvimento de Lula no mensalão, mas desabafa: “Todos no mesmo saco”

À espera do cárcere

Sim, Dirceu aceitaria falar mais uma vez. Com uma camisa preta sem estampa, calça jeans e mocassim escuro, o petista – que, apesar das restrições impostas pela vida de condenado, conserva grande influência em seu partido – parece bem humorado, apesar da perspectiva de ter de ficar, segundo seus cálculos, “quatro ou cinco anos” preso. Dirceu espera ser beneficiado não só pela progressão de pena por bom comportamento, mas também por trabalhos e estudos que podem levar à diminuição do tempo de detenção. Em tese, pode receber até anistia ou indulto, apesar do endurecimento imposto ao benefício pelo Supremo Tribunal Federal no final do ano passado.

Com fala grave e pausada marcada pelo acentuado sotaque mineiro, José Dirceu diz ter voltado a ver muitas séries de TV depois de um ano e nove meses preso no Complexo Médico Prisional de Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), onde cumpria pena antes de receber habeas corpus do STF em 2 de maio de 2017. E é justamente isso o que quer fazer na iminência de ser preso novamente: passar mais tempo com a família, de preferência vendo seriados. “Quero me divertir”, diz, sem esconder um tanto de resignação em saber que voltará ao cárcere a qualquer momento.

Menciona algumas das obras que viu recentemente: a produção espanhola Casa de Papel, que narra um assalto à Casa da Moeda; a série Alienista, que relata a caçada a um serial killer que aterroriza Nova York; e, entre as que mais gostou, Marte, por se tratar de ficção científica. “Eu adoro assistir ficção científica”, completa.

<< Tribunal nega recurso de Dirceu e mantém condenação na Lava Jato

<< Prisão após segunda instância ameaça, além de Lula, dez condenados na Lava Lato

Dirceu está solto desde setembro do ano passado, depois de passar um ano e nove meses preso. O STF ainda tem a última palavra antes de decidir se manda prendê-lo novamente. Mesmo a distância, ele diz ter acompanhado a prisão de Lula, sem ligações diretas, mas por meio de troca de informações com interlocutores em comum.

Lula e José Dirceu, no tempo em que ambos organizavam o partido que assumiria o comando do país em 2003

Em vez de tristeza, resignação

Diante do repórter, demonstra grande cuidado com as palavras. Não quer fazer declarações políticas. Ressalta que não é de falar, mas de fazer.

Na rua, conta que é muitas vezes reconhecido por motoristas de táxi e de Uber. Vários deles, acrescenta, pedem para tirar foto com ele. Receber amigos, determinados a visitá-lo e a serem fotografados com ele antes de o ex-ministro voltar à prisão, tem sido outro compromisso constante em sua agenda.

O olhar de Dirceu, assim como o estado de espírito de amigos que aguardam para encontrá-lo, não é de tristeza, mas de resignação. “Cada dia é um dia”, afirma o ex-ministro.

Ao lado da ampla sala em que estamos, está sendo organizada uma estante de livros que ocupa uma parede inteira. Entre os livros pinçados para ocupar o móvel, uma suntuosa estrutura em tons negros e aspecto aveludado, está O amor em tempos de desamor e o enigma: o Brasil tem jeito? (foto abaixo).

Trata-se de uma coletânea organizada pelo economista João Paulo dos Reis Velloso, que durante o regime militar foi ministro do Planejamento dos governos Médici e Geisel. O livro reúne textos de nomes como Maria Adelaide Amaral, Jaime Pinsky, Mary Del Priore, Sergio F. Quintella e Alberto da Costa e Silva.

 

Leitor voraz, José Dirceu planeja voltar a ter os livros como companhia em sua nova temporada na prisão. No título de um deles, a sugestiva pergunta: O Brasil tem jeito?

 

“Soldada de esquerda”

Se evitou declarações políticas, Dirceu não se recusou a falar de futebol. Mostrou-se, porém, pouco atualizado sobre o assunto. Ao saber que um de seus times favoritos, o espanhol Barcelona, foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões, surpreendeu-se com a sua própria desinformação. Exclamou, em tom de brincadeira: “Estou preso mesmo”. O supertime perdeu no início deste mês, dentro de casa, por inacreditáveis três a zero, com Messi e tudo mais.

Dirceu é mineiro, mas aos 14 anos foi para São Paulo, onde até mudou de time para não ser escanteado pelos outros. “O que é mais perto do Flamengo? O Corinthians, pela paixão, intensidade”, diz. Hoje, corintiano, se considera paulistano, e resume que é uma pessoa fácil de se adaptar a diferentes lugares. Morou também no Paraná, antes da prisão, e na capital federal, quando era ministro e agora novamente.

Em Brasília, movimenta-se com discrição para não se tornar alvo daqueles que veem nele um dos mais perniciosos “petralhas”. Para a militância petista, sua trajetória de ex-líder estudantil e dirigente político e o fato de ter se mantido leal a Lula e ao partido preservou o seu prestígio. Petistas costumam chamá-lo de “guerreiro do povo brasileiro”.

Duas advogadas eram esperadas pelo ex-ministro com apenas um propósito: tirar fotos junto com José Dirceu. Uma delas diz ter sonhado a cena que pediu para reproduzir ali mesmo, onde Dirceu se reunia com advogados, amigos, familiares e apoiadores: o petista sentado, como um general ideológico, e a mulher posicionada à sua esquerda, como uma “espécie de soldado, para lhe proteger”. “Até porque meu pai foi um preso político de esquerda”, arrematou a mulher.

Buena Vista ainda não havia começado a tocar.

 

Veja também:

<< Câmara autoriza aposentadoria de quase R$ 10 mil a José Dirceu

<< “Maldição” persegue nove ministros da Casa Civil

297 respostas para “Dirceu: “Como vou deixar o país se o Lula está preso?””

  1. Carneiro disse:

    Sendo ele certo ou não, mas mostra uma grande capacidade de resiliência e de convicção quando muitos dos seus já traíram o presidente Lula!

  2. Paulo disse:

    E aí galera, quando o Dirceu, guerreiro do povo brasileiro, vai voltar pra jaula???? Até quando ele vai ficar “preso” em sua mansão, tomando vinhos de mil reais e “tirando onda” de intelectual????

  3. Edison Sampaio disse:

    Dirceu: “Como vou deixar o país se o Lula está preso?” (kekeke!!!). A frase dele deveria ser assim: “Como posso fugir, se essa maledetta tornozeleira eletrônica me monitora 24 horas por dia?”. Olha, não posso provar, mas acho que Lula, assim como Dilma e os grandes ladrões do Erário não fugiram e não fogem por causa da monitoração. Ou acham que Lula não teria fugido desde o início se não tivesse a certeza de que era monitorado?

  4. Antonio Carlos Wanderley disse:

    O que sugere duas situações: a primeira que poderia ser por “fidelidade ao chefe” e a segunda, porque preso e sem dinheiro para pagar advogado, como iria fugir, já que a fuga de grandes criminosos custa muito caro e se manter escondido em algum pais, exceto aqueles que receberam “doações dos governo Lula e Dilma, custaria muito caro também.

  5. Joao Henrique Rego disse:

    Lula, nós te amamos. Dirceu, nós te amamos. Vaccari, não esquecemos de você, nós te amamos. Lula, O Patriota. Dirceu, O Guerreiro do Brasil. Vaccari, o Bravo. Salve o PT! A luta continua!!!

  6. Santos Mallman Santos disse:

    TUCANO FHC -O ex-diretor da Petrobras teria dito que, em 2002, último ano do governo FHC, a Petrobras comprou o complexo argentino de energia por um US$ 1 bilhão, pagando US$ 100 milhões a integrantes do então governo federal.
    A folha corrida de José Serra: 17 processos na Justiça e com 34 milhões recebidos de propinas no exterior da Empreteira OAS.

    FHC- Apartamento em Paris que vale 11 milhões de euros uns 50 triplex…Apartament em Nova York na Trump Tower, algumas dezenas de triplex “tipo Lula” e ninguem busca como os adquiriu. Fora um sitio que deve valer uns 10 tipo dito Lula. E não tem apenas irrisórios “barco de lata e pedadalinhos”..mas aeroporto construido pela Camargo Correa.E deu um apartamento na Espanha pro filho bastardo que dizem agora não ser dele.

    PAULO PRETO 113 MILHÕES EM GRANA VIVA NA SUIÇA…OU SEJA UNS 60 TRIPLEX TIPO LULA….

    Serra 34 MILHÕES -tem 17 processos, sendo pelo menos 4 por CORRUPÇÃO, o caso que mais chama atenção é o de Serra. Além de de levar 34 milhões – segundo o empreiteiro Leo Pinheio em propinas paga no exterioR da empreiteira OAS.

    SERRA 52 MILHÕES – O ex-presidente da Odebrecht e delator na Operação Lava Jato Pedro Novis afirmou em depoimento à Polícia Federal que o senador José Serra (PSDB-SP) recebeu para si ou solicitou para o partido R$ 52,4 milhões entre 2002 e 2012.

    JOSE SERRA MAIS 100 MILHÕES – O operador financeiro Adir Assad propôs um acordo de delação premiada à Lava Jato no qual afirma ter repassado cerca de R$ 100 milhões para Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), entre 2007 e 2010, na gestão José Serra (PSDB) no governo de São Paulo. Preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde agosto do ano passado, Assad é apontado como o maior emissor de notas frias para lavagem de dinheiro de empreiteiras suspeitas de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobrás.

    2-UM TRILHÃO DE REAIS foi o estimado pelo próprio TUCANO Ricardo Semler (empresário que sabe muito das entrelinhas de corrupção e propinas) de que foi ROUBADO no Brasil antes da Dilma entrar no Governo segundo entrevista a Folha de Ainda nesta entrevista ele afirma que : ” Sob o Governo Dilma, “nunca se roubou tão pouco”

    AÉCIO NEVES recebeu R$ 50 milhões, repassados pela Odebrecht (R$ 30 milhões) e pela Andrade Gutierrez (R$ 20 milhões); Odebrecht sustenta a acusação com comprovantes bancários, entregues nos últimos meses, que comprovam depósitos para Aécio por meio de uma conta de offshore em Cingapura

    Tucano Beto Richa – Denúncia divulgada pela Gazeta do Povo e repercutida pelo blog Esmael Morais aponta que um desvio de R$ 30 milhões de recursos federais que seriam destinados a escolas estaduais no Paraná teriam abastecido a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB), além de campanhas dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Tiago Amaral (PSB).

    Geraldo Alckmin onde o cunhado do governador, Adhemar César Ribeiro, teria recebido R$ 10,3 milhões, em espécie, referentes a contribuições em caixa 2 para as duas últimas campanhas do tucano.

    TUCANO – do Tocantins Siqueira Campos (PSDB) foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público Federal por participação em esquema de fraude na saúde que desviou mais de R$ 30 milhões dos cofres públicos do Estado entre 2012 e 2014.

    UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano) o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota – do PSDB – que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.

    TUCANO Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos .

    TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas – que pode CHEGAR a 25 milhões de reais e o Moro nunca quis saber dele e Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias.

    O ex-TUCANO Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER.

    O TUCANO Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados.

    TUCANO FHC-Ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, em sua delação premiada, relatou o pagamento de propina de US$ 100 milhões ao governo FHC, numa transação envolvendo uma empresa argentina, a Perez Companc.

  7. Gilvan Silveira Azevedo disse:

    Engraçado, as pessoas foram as ruas contra a corrupção do PT, mas contra a corrupção do PMDB, PSDB, etc. não movem uma pestana. Parem com esse discurso de corrupção, pois se vocês fossem contra a corrupção estariam nas ruas todos os finais de semana. Percebe-se que os anti petistas são pautados de ódio, vingança, raiva, utilizam palavras agressivas. Gostaria de ver essas atitudes todos os finais de semana contra os corruptos que estão na presidência. Eliseu, vai as ruas final de semana fazer passeata contra a corrupção, se você não vai é porque apoia os corruptos que hoje estão no poder, lamentável sua colocação!!!

  8. carneiro 2 disse:

    ha os que são contra a corrupção, nao importa o partido.
    há os que são a favor do partido, não importa a corrupção, caso desse tal PT

  9. Miguel Costa disse:

    Quando ele diz que “Há erros que você pode cometer. Outros, não.” será que está se referindo a roubar? Roubar pode? Abandonar o Lula não pode? É essa a mentalidade dos LULO-PETISTAS-ESQUERDISTAS?

  10. De Paula disse:

    Um dia eu também acreditei no PT. O discurso era bom. Vinhamos de tempos de Sarney a o discurso do Lula era mesmo convincente. Votei neles. Hoje, se arrependimento matasse, eu estaria morto. Se mostraram piores que os outros, e agora imaginem vocês alguém pior que Sarney, Renan e Cia. Lula e seus asseclas são SIM piores que eles, roubaram mais que eles, foram mais petulantes que eles, mais descarados, mais prepotentes e mais, muuuito mais incompetentes. Ladrões, corruptos, safados e a mim não enganam mais. Mas de fato tem ainda um bom punhado de militontos que não enxerga um palmo na frente do nariz e fica fazendo de conta que não sabem de nada, não viram nada e que Lula é um Deus. Pobres coitados.

    • Miguel Costa disse:

      Eu nunca cheguei a votar no PT mas em certo momento até pensei em respeitar o Lula como ex-presidente. Mas logo vi que ele não estava contente em passar para a história, ele queria mais, ele não vivia sem poder e, sobretudo, ele não tinha escrúpulos. Por um RARO MOMENTO, depois que ele deixou o poder eu pensei que poderia respeitá-lo. Mas a partir do mensalão e da segunda eleição da Dilma vi que esse sujeito não valia nada.

  11. João Batista Gomes DA Silva Go disse:

    Este canalha, fez diversas cirurgias plasticas, ele tem a cara de pau, vidro, ferro e madeira, este sujeito não tem carater, vagabundo sanguie suga famigerado pelo poder, bravatista, sem vergolha, se fosse em outro país já seria comida de minhoca

  12. Leandro Eder disse:

    Como o mundo seria maravilhoso se cada um tomasse conta da sua vida ao invés de querer enfiar goela abaixo dos outros as suas ideologias, convicções, crenças, projetos de poder e etc !! E tudo por pura ganancia !!

  13. Laerte F. Rosolem disse:

    vc tem cara do pinguim, canalha

  14. Laerte F. Rosolem disse:

    ze diceu vai junto com lula, aguardando gilmar e os tres, michel juca renan, etc

  15. Aerton Medeiros disse:

    o Lula so e uma cobaia p esse cara, ele e a cabeça de tudo!!

  16. João Batista disse:

    Quando vai voltar para a prisão, que é o seu lugar? Processado, julgado e condenado!

  17. Reinaldo Santos disse:

    Dirceu tá certo, se não sabe onde está o erro, paciência..a vida continua…..

    mas deve devolver os 11 milhões e pronto…

  18. arthur3043@gmail.com disse:

    Jose de deus quem são os seus heróis ?TALVEZ NÃO SEJA DEUS E SIM O DEMÔNIO

  19. Cecília Silva disse:

    amor de pica, quando bate fica.

  20. Fábio C. Gomes disse:

    Me passa todo o dinheiro roubado, assuma que tentaram formar uma quadrilha e colocar o absolutismo PT em todo território que o perdoarei.

  21. O Vingador do Passado disse:

    Isso aí é lábia fina de um baita pilantrão. Quer se escudar nas “vaquinhas” dos adoradores do cafajeste-mor, pra pagar as infindáveis chicanas jurídicas ao longo dos processos que tem nas costas. Seu fim vai ser triste: velho, pobre e esquecido, mas ainda safado, numa fria cela de xadrez.

  22. Eduardo Abreu disse:

    Ter Lula como herói e paradigma – um obvio corrupto desesperado pelo poder, que se disfarça de paladino do povo, tapeando a todos os coitados que foram condenados a viver de migalhas neste país (de comida, bens e de informação honesta) e aos miseráveis intelectuais, que não têm inteligência sequer para reconhecer a sua incompetência mental – me deixa em dúvida se a lavagem cerebral que fizeram com Dirceu ao longo de sua vida e particularmente em Cuba deixou algum neurônio além do Tico e do Teco intactos na cabeça dele.

    • Gustavo Alves disse:

      Que bom que existem pessoas como você, tão acima dos “jumentos” e “miseráveis intelectuais” como você mesmo disse. Superiorzão.

  23. Marcio Mira disse:

    O cara não tem nada de herói. Não vejo heroísmo nenhum em roubalheira, seja de esquerda ou direita. Heroísmo é o cara sobreviver com um salário mínimo. Esses caras roubaram para uso pessoal e para se manter no poder supostamente para melhorar a vida do povo e se melhoraram não fizeram mais que a obrigação.

  24. Olímpio Salgado Nóbrega disse:

    Nos comentários se percebe que há muito ódio em seus coraçõezinhos.

  25. assisutsch disse:

    A GRANDE OBRA DE LULA

    A grande obra de Lula foi não ter feito nenhuma das bravatas demagógicas que ele e seu PT prometeram ao longo de anos. Pois ele não deu o calote na dívida; não rompeu com os EUA, nem com o FMI, nem com os demais organismos internacionais; não revogou o Plano Real, que ele chamava de estelionato; não anulou as privatizações que ele tanto demonizava; não restaurou os monopólios estatais, colocando-os de novo na Constituição; não estatizou o sistema financeiro; não socializou a propriedade privada; não expulsou o capital estrangeiro; não derrogou o incipiente capitalismo brasileiro; não instalou o socialismo; não revogou as medidas econômicas de Fernando Henrique, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei das Sociedades Anônimas, as Agências Reguladoras, os Pedágios e várias outras instituições do governo FHC, como o Câmbio Flutuante, as Metas de Inflação, as Metas de Superavit, etc, etc.

  26. Celso L. Pegorim disse:

    Trabalhando intensamente? No que será?

  27. Marta Mattos disse:

    Gente, esse homem NÃO PODE DEIXAR O PAÍS, ele tem processos pelos próximos 100 anos, mas é um canalha.

  28. Alcino Caetano de Souza disse:

    Com certeza Dirceu e Lula fazem parte da mesma bolsa escrotal, ou seja, são indivisíveis.

  29. Jorge Maluf disse:

    Penso que o mais justo no Brasil atual seria dividir o pais em quem apoia o Lula e sua turma e a outra metade por quem é contra Lula e sua turma . Pagaremos nossos impostos a quem escolhermos como presidente e a outra turma paga seus impostos ao Lula e sua turma e cada grupo utiliza os benefícios dos impostos de cada presidente, apenas não quero mais o suor do meu trabalho entregue nas mãos da turma do Lula .Simples assim .

  30. Junior PG2 Oceânico disse:

    Como pode um criminoso vil e calculista, condenado e prestes a ser preso, ter voz?

  31. ácido puro disse:

    Tic tac… a alegria é imensa com o retorno dele à jaula! tic, tac…

  32. Francisco Antonio de Carvalho disse:

    O Zé Dirceu se tivesse seguido na íntegra suas convicções, não teria sido uma pessoa ruim. Mas enveredou-se pelo lado da corrupção, e então destruiu-se todo. Foi somente ele chegar ao PODER para mudar completamente sua vida. Passou a fazer todo tipo de falcatruas tanto para conseguir dinheiro para o PT como para ele próprio.

  33. Sandiaibn Sandia disse:

    Tenho amigo Arabes, que eles Dizem: O LULA HOMEM BOM, O DEFEITO DELE FOI QUERER ENFRENTAR ISRAEL GLOBO E ESTADOS UNIDOS,CORACAO BOM. ISRAEL LIXO,

  34. César Roberto Barrichello disse:

    POSSO DIZER? CULPO OS MILITARES PELA EXISTÊNCIA DESSES CRÁPULAS QUE ESTÃO DESTRUINDO O PAÍS! NÃO FIZERAM O SERVIÇO QUE DEVERIAM FAZER, LÁ NAS DÉCADAS PASSADAS.

  35. Sandiaibn Sandia disse:

    E agora a gasolina 4,80 alco 3,80 tudo mas caro, o PSDB PMDB tudo nos quarteis , O Bolsonaro governa o RIo de Janeiro a 30 anos como Deputado o que ele fez pela segurança.. todos esses anos.. Virou um lixo o rio. Entao o LULA e o cara…. O maior lider de todos os tempos…

  36. César Roberto Barrichello disse:

    CLARO QUE O BRASIL TEM JEITO, RESPONDENDO À PERGUNTA QUE O TERRORISTA VAI LER; E O JEITO É NA BALA!

  37. Sandiaibn Sandia disse:

    Esses facista, sao todos nervosos, e esquecem que vivem e um mesmo país, Acho que eles estao querendo uma siria aqui. Para eles realmente entenderem o que e PAZ. Ate queria uma sirya no brasil, para esses facista verem o horror de uma guerra…O mal esta tao grande na mente deles que nao percebem que quando o lula estava no poder a Gasolina era 2,80 e o alcool 1.80

  38. Zamtonsky Mun disse:

    Se comportam mais como uma seita ou uma organização terrorista só que totalmente sem cérebro! Para ser terrorista e criminoso é preciso cérebro…e o PT demonstrou claramente isso…ou estão aqui para avacalhar tudo mesmo….que é o que eu acho!

  39. alcides silva disse:

    O “guerreiro do povo brasileiro” só não explica os milhões que amealhou….caiu todo nas suas contas por acaso.

  40. César Roberto Barrichello disse:

    NÃO SEJA IMBECIL, ôôô SEU TERRORISTAZINHO! VOCÊ NÃO SAI DO BRASIL PORQUE VAI SER PRESO NOVAMENTE POR CORRUPÇÃO, IGUALZINHO AO SEU CUMPANHEIRO!

  41. Edison Mikulskas disse:

    Tempo bom quando deviamos 100 bilhões para o FMI, hoje nossa divida esra chegando na casa dos 4Trilhões.

  42. Marcius Carvalho disse:

    Não sai do Brasil pq é preso. Fim de Papo. O resto é o mesmo mimimi de sempre. Como dito abaixo: “Petista não é brasileiro, Petista é petista”. Muito depois vem o Brasil.

  43. Edison Mikulskas disse:

    Não foi ele que caguetou o companheiro na Lava Jato, e disse que não abandonaria o amigo, imagine se fosse inimigo.

  44. Jose Ricardo Vasconcellos disse:

    a pergunta é uma só: porque este ladrão condenado está solto?

  45. Wagner Machiavelli disse:

    É dar muita chance para um criminoso que só está em liberdade porque o nosso STF perdeu a vergonha na cara. Publicar matéria com criminoso deve dar lucro!

  46. Cidadão disse:

    De longe, o pior dos vagabundos.

  47. Jaconias Jacó disse:

    P T. De cima Em baixo, perda total!!

  48. Wilson Tardes disse:

    Zé aproveita enquanto esta livre cai fora desse país corrupto.

  49. Roger disse:

    Estive em um voo que ele estava mas desceu na escala no Panamá.

  50. carecovisk disse:

    não foge porque é presidiário senão a fuga éra certa. mentiroso de uma figa

  51. ANDRE ARAUJO disse:

    Espero que limpeza no país esteja apenas começando. Existem vários partidos (pq não dizer todos) que se encontram em semelhante situação aos ptistas ou pior. Aquele congresso ali não tem jeito. Não venho aqui defender um ou outro venho condená-los, pois não há um que sobre naquela podridão chamada congresso.

  52. Chico disse:

    Esses barbudos nunca me enganaram , desde o inicio do PT eu já sabia que não eram coisa boa ….

  53. Evandro Rasnoussen disse:

    Esse infeliz e o Vaccari Neto, resolveram comer cadeia calado, ao invés de fazer qualquer tipo de delação, pra não complicar a vida do LULA.

  54. Gilmar Serafini disse:

    Pedes para ficar com Lula na mesma cela.

  55. roberto disse:

    kkkk. Vai prá Venezuela e pede asilo político.

  56. Zé Platão disse:

    O amor é lindo. E o pessoal achando que a Marisa Letícia era a mulher do Lula…

  57. Alexandre Reis disse:

    Que delícia ver a agonia desse senhor.

  58. Leo disse:

    A imprensa está coalhada de esquerdista baba-ovo. Isso aqui da nojo. E o sujeito é capaz ainda de ler um livro no qual vem a pergunta se o Brasil tem jeito. Tem sim, basta nos livrarmos dessa horda de políticos bandidos. E como tem.

  59. Bento de Araújo disse:

    Os 15 minutos de fama estão acabando, deles todos, felizmente.

  60. Marcos Roque disse:

    E ainda existe idiota útil que apoia esse e todos os outros bandidos que esfacelaram o Brasil! Isso é espantoso!!! Esses petralhas esquerdistas de iphone que adoram MUITO dinheiro alheio deveriam se envergonhar dessa exposição ridícula… Cadeia pra esse bandido vagabundo…. Que se junte ao seu chefão-mor, Lularápio da Silva.

  61. peterson disse:

    Os maiores bandidos deste país são os da DIREITA incluindo amigos do bolsomerda, afinal, nunca serão perseguidos como Dirceu ou Lula. Este país caminha para o abismo fascista. Pra mim isso esta cada vez mais claro.

  62. Rico disse:

    Tic , Tac , Tic , Tac , a tua hora esta chegando , esta vez entras e não saírás maissssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  63. vander ronchi disse:

    ele conhece a historia(piada) do cara político farrista com o dinheiro publico,que morreu e ficou um tempo no céu Brasil) com a maior maresia sem novidade sem farra (sem punição pela justiça),ordem do dono la de cima, um belo dia falou com o S.Pedro que gostaria de conhecer (Cuba de turismo)inferno pois as notícias de quem ia para lá eram de maior farra, diziam quando voltavam de lá, ele foi a turismo(como vai a Cuba),chegou lá só farra, melhores mulheres, bebidas, dinheiro a vontade sem impostos, voltou para o céu arrumou as malas foi e disse a S.Pedro to mudando para o inferno(Cuba) lá é melhor, tem de tudo que eu quero,S.Pedro avisou, aqui é melhor, mais não vai se arrepender, tchau querido, quando voltou para (Cuba)inferno o Chefe Capeta já o levou para o caldo quente,e brasas com enxofre a vontade, ele chiou e perguntou,mas eu vim aqui de turismo e era tudo uma beleza, agora me poem nisso, voz do Capeta, ali quando você veio era turismo, agora é realidade (Cuba), se tiver MORAL a historia, acha que ele vai fugir para CUBA, se fugir vai é para PARIS , mon ami

  64. Umtal Dezé disse:

    Definitivamente, petista sofre da Síndrome de Estocolmo: vive a lamber, alisar e venerar o membro tosco e teso que lhe rasga pregas e lhe rompe entranhas. Em outras palavras, “é mulher de bandido”. Sendo mais realista ainda: é pai de virgem grávida…

  65. Geraldo Royer disse:

    Os bispos e padres comunistas estão com a barba de molho porque os católicos leigos estão iniciando um movimento de cisão com a CNBB, vamos obedecer diretamente ao papa, não queremos papo com a ong comunista, abortista, apoiadora de invasores de terras. Teologia da Libertação, inventada pela KGB para minar a Igreja Católica voi adotada pelos Bofes e Betos da vida, quando a igreja tem uma excelente doutrina Social e não precisa desse lixo comunista.Gostei da pregação do Bispo auxiliar de Aparecida que pediu para pisar na cabeça da jararaca, foi transferido, tudo bem, mas deu o recado.

    • Cesar Galvão disse:

      Geraldo, muito interessante o que vc escreveu. Sou católico e sinto a pressão dos comunistas querendo pintar o marrom dos franciscanos de vermelho. Não sei se é fake news, mas li que um terço dos bispos são comunistas. Essa informação que vc colocou no início de seu texto de que os leigos estão iniciando um movimento de cisão com a CNBB está embasada em que? Vc leu isso ou é sua opinião? Obrigado.

  66. RômuloJ. Vieira disse:

    Lulla pegou a Dívida Pública em 2002 de 600 bi do Governo FHC e chamou de herança maldita, a Dilma entregou para ela mesma em 2014 uma dívida de 3 tri,O Temer até agora já a aumentou em mais de 400 BI, o próximo presidente seja lá quem for não pode ter a irresponsabilidade fiscal destes que passaram por lá,senão é calote geral!!!

  67. isilda disse:

    Dirceu,guerreiro do povo brasileiro!

  68. isilda disse:

    Os bolsonaristas não aguentam o diálogo é só porrada e xingamentos!

    • Alessandro Bongiovani Tonelli disse:

      E quem foi que te disse que os únicos que acham o Dirceu um bandido perigoso são só os bolsonaristas? E quem foi que te disse que petista sabe o que é dialogar? E quem foi que te disse que isso (porrada e xingamentos) é o máximo que a esquerda pode esperar?

  69. Geraldo Royer disse:

    Que pena que esse bandido, a exemplo do mora vai te pegar. O PT está reduzido a 15 m2, cela em que Lula está enjaulado, o pior para o Lula é não estar cercado de bajuladores e puxa-sacos e longe da mídia, graças a Deus. Áté a CNBB está começando a rever suas posições, pobre não paga dízimo.

  70. Eduardo disse:

    Enquanto isso mais de 40 pessoas já foram mortas pela repressão aos protestos contra o governo de Daniel Ortega na Nicarágua. E a grande imprensa brasileira, toda vermelhinha, não publica uma linha sobre esse massacre.

  71. Pedro Oliveira disse:

    Esse vagabundo,,assim como os petistas, jamais irão viver em Cuba,,,um país falido, sem os produtos que só o capitalismo produz,,E QUE ELES ADORAM.

  72. João de Deus disse:

    José Dirceu, José Genoíno, Lula, Dilma são os herói da esquerda brasileira. Como alguém pode ter esses indivíduos como heróis?

    • luiz disse:

      São pessoas que não raciocinam. Seguem uma seita e a ela são obedientes e não questionam, São como os jihadistas seguidores do Estado Islâmico. Quebraram o país, provocaram a maior crise e desemprego que o país já viveu, saquearam a petrobras, faliram os fundos de pensão das estatais, desviaram milhões na planilha “italiano” e “amigo”, mas os militontos fazem ouvidos moucos. Ainda bem que a sociedade brasileira não cai mais na conversa desse ParTideco corruPTo.

      • Eliseu Teixeira disse:

        FALOU TUDO CARO INTERNAUTA TODOS VIDRADOS COMO NO EI E JA CONTAMINARAM TODO IDIOTYA DESTE PAIZ E POR ISTO UM EXPURGO DELES E DE SEUS APOIADORES É ABSOLUTAMENTE NECESSARIO EMBORA ISTO ENVOLVA ATÉ PARENTE MEU

        • arthur3043@gmail.com disse:

          Eliseu Teixeira , VOCÊ E APENAS MAIS UM VELHO CONSERVADOR ,PELA CARICATURA ESTA PERTO DE MORRER E LEVAR ESSAS IDEIAS COM VOCÊ

          • Eliseu Teixeira disse:

            NUMA COISA VC ACERTOU CARO SIM SOU JA UM POUCO IDOSO EX PILOTO DA FAB E ENGENHEIRO DUAS VEZES (CIVIL E MECANICA ) E JA CONSTRUI MAS DE 1000 ESTRADAS NESTE PAIZ INTEIRO E ISTO ME DA UMA GRANDE BAGAGEM PARA ME EXPRESSAR COMO O FIZ …..SÓ MESMO UM IDIOTA NAO Vê A VENEZUELA A BOLIVIA E ESTES OUTROS INDIOS POR AI NA M. QUE ESTÃO E SE DIMA CONTINUASSE ESTARIMOS PIOR POIS SOMOS MUITO MAIS POPULOSOS ASSIM MEU CARO ATÉ CARROÇA HOJE É PUCHADA POR ROBO E VC VEM COM ESTA ARCAICA IDEIA DE ESQUERDA NÃO TIRA DIPLOMA NEM PARA PUCHAR CARROÇA

          • Lisyeux Mourad disse:

            Jorge Luiz Borges escreveu algo muito válido sobre idade avançada… e Shakespeare em Rei Lear disse: é terrível ficar velho sem sabedoria …Nada pessoal!

          • Erthal 4100 disse:

            Ideia desconexa esta sua , citar Shakespeare , pois usualmente Ptista e sem noção e nao sabe ler ,falar ou escrever…e preferivel ficar com mais idade, mais experiencia,, do que defender PTralhas que achacaram o pais e nos deixaram com dividas diversas… PTralhas são comedores de feno,, desculpe a sinceridade

          • Lisyeux Mourad disse:

            Para sua informação nunca fui filiada ao PT, tenho minhas críticas, mas tenho simpatias também… pura e simplesmente eu defendo incluir o maior número possível de pessoas, isto é justiça social, reconheço os avanços sociais dos governos do PT. Se fosse um governo de direita eu reconheceria também pois não tenho problemas com a alteridade. Sobre citar Shakespeare + Jorge Luiz Borges não ha desconexão nenhuma, o fato é que, o “prezado” provavelmente não conhece nem um, nem outro, ao passo que eu falo, leio e escrevo em 5 idiomas . Não se preocupe com sua “pretensa sinceridade”, não faz a minima diferença. Só para finalizar eu jamais lhe chamaria de comedor de alfafa ou cérebro de ricota, talvez defender ideias seja mais produtivo que tentar insultar pessoas.

          • Fábio disse:

            Idade não é mesmo sinal de sabedoria. Vide o caso de Lula e Dirceu, descuidados com as próprias biografias, que foram se meter em corrupção depois de velhos.

          • Lisyeux Mourad disse:

            o “Prezado” está redondamente enganado, Zé Dirceu e Lula possuem Biografias “invejáveis” sob todos os pontos de vista, não apenas histórico, mas também pessoal, ideológico e psicológico . Inclusive o segundo tirou o equivalente a 4 Chiles da Pobreza, ou seja meia França, concorre ao Nobel da Paz, mobiliza milhões de pessoas ao redor do mundo ems eu favor, personalidades se manifestam em seu favor, e, mais ainda, é inegavelmente inocente… a história já lhe fez justiça e continuará a fazer. O primeiro, não pretendo alongar-me, apesar de haver nascido em classe social abastada teve coragem de lutar pelos desafortunados, foi líder estudantil, exilado, enfim uma biografia que daria um filme hollyudiano…A entrevista que concedeu a Monica Bergamo eu passei a analisa-lo psicologicamente e, creia, o cara é admirável … a “maioria das pessoas” não consegue mobilizar nem 4 par carregar as alças do caixão.

          • Fábio disse:

            Bom, discordo mais uma vez. Seus pontos de vista são apenas isso: seus pontos de vista, não coisas inegáveis. O que é inegável é que sejam célebres e que têm lugar garantido na história, principalmente Lula (Dirceu talvez seja esquecido, é um personagem secundário). Agora, se suas biografias são ou não positivas, se deixaram um bom ou mau legado, isso depende da posição política do intérprete, não tem nada preto no branco. Eu os vejo como figuras que fizeram mal ao país, por exemplo.

          • Eliseu Teixeira disse:

            até ke enfim seu fabio leio algo racional de sua parte …..parabens

          • Eliseu Teixeira disse:

            minha cara até um idiota como o lula pode fazer isto falindo o paiz como etá hoje vc não se enxerga sua tapada e veja tb não pela adm mas pela hololosa condição moral, psicologica ,ideologica furor de podere esqucimento da populaçãocomo um todo fazendo media com os desgraçados ao commprar os votos via bolsas ou seja umpreso ganha mais que um servente de pedreiro otrabalhando e um bolsista mais que um aposentado olha ai e veja sua magnifica ignorancia

          • Andre Pereira Santana disse:

            Daria um belo filme mesmo.Tipo o Poderoso Chefão da mafia italiana.

          • Beth Piva disse:

            O tempo dirá quem será reverenciado ou banido da história.

          • Andre Pereira Santana disse:

            Os canalhas envelhecem….

          • Djalma Guerra disse:

            Da forma que você escreve só é engenheiro se tiver engenho de cachaça.
            Deixa de ser mentiroso ignorante .

          • Eliseu Teixeira disse:

            imbecil é vc seu canalha que nãoi reconhece os objettivos desta esquerda onde o fracassado comunismo ja era e ainda preseintem em adota-lo no paiz..porque na mais elemtar fisica :sem diferença de potencila nãp pode haver dinam,ica e comunismo é exatamente isto porque zero potencial é pura utopia vira gente seu palhaço para discutir comigo

          • Edison K. Kitagaki disse:

            mas este Sr tem cabeça e pensa, so isto, simples assim!!!!!!!!!!!!

          • arthur3043@gmail.com disse:

            Eliseu posso garantir que vocês não pensam , só repetem o que é jogado pela mídia ,o senhor como engenheiro deveria ter muito mais senso crítico,nossa ditadura não foi melhor que nenhuma citada pelo senhor , o que gostaria de saber do senhor o porquê de tanto ódio ?

            Em seg, 30 de abr de 2018 19:25, Disqus escreveu:

          • arthur3043@gmail.com disse:

            Não existiu nenhuma similaridade entre o que ocorreu no Brasil com os países que o senhor citou

            Em seg, 30 de abr de 2018 20:08, Arthur Farias escreveu:

          • arthur3043@gmail.com disse:

            Vocês só repetem sem contestar o que nossa mídia joga ,não tenho dúvida que o pt é mais um partido como muitos partidos envolvidos em um sistema político corrupto ,mas o que quero saber é o porquê do ódio de um só partido?

            Em seg, 30 de abr de 2018 20:10, Arthur Farias escreveu:

          • arthur3043@gmail.com disse:

            Gostaria de ver essa mesma indignação com outros partidos corruptos ,mas isso não acontece, vocês só vão bater panelinhas quando alguém manda bater
            Em seg, 30 de abr de 2018 20:21, Arthur Farias escreveu:

          • Erthal 4100 disse:

            Petista e seus defensores são comedores de feno e sem noção da realidade…kkkk
            o Big ladrão ta preso aqui na republica e outros ladrões Aecio , Gleisi ,,,, logo farão compania para o boa ideia 51,,,,

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Você prefere os “novos inovadores” que destruíram da economia à esperança do povo brasileiro e nosso futuro? Prefiro as velhas idéias que nos trouxeram dignidade e respeito.

          • arthur3043@gmail.com disse:

            Eu acho que destruíram seu cérebro

            Em ter, 1 de mai de 2018 13:17, Disqus escreveu:

          • arthur3043@gmail.com disse:

            Os governos do pt não modificaram em nada o plano econômico muito bem arquitetado pelos governos de fhc ,mas melhorou muito nos aspetos sociais ,dizer que faliram o pais , ai acho que destruíram seu cérebro

            Em ter, 1 de mai de 2018 13:49, Arthur Farias escreveu:

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Vamos lá: De 2003 a 2010 a arrecadação mais que dobrou; a divida pública quintuplicou; pararam de se livrar de estatais ineficazes e passaram a criar outras para desviar recursos, superfaturar e promover as negociatas; A credibilidade adquirida com o plano Real acabou e os investimentos debandaram; A geração de empregos promovida pela estabilidade econômica foram por água abaixo quando resolveram por em pratica só o projeto de poder eterno às custas de bolsas e corrupção. Desculpe amigo mas achar que o petismo fez algo de bom e falar que “meu cérebro foi destruído” demonstra “qual cérebro” não consegue fazer duas das 4 operações aritméticas e a cegueira absoluta quanto à situação que vive o pais.

          • arthur3043@gmail.com disse:

            ​divida publica 2002 — ​ 57% do pib

            divida publica 2010 — 40% do *PIB*

            Em 2 de maio de 2018 14:43, Arthur Farias escreveu:

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Então, como você comparou em percentuais e não em valores nominais, compare o investimentos em educação, saúde, segurança, infraestrutura, etc. Ah! esqueceu de comparar a arrecadação no mesmo período para verificar o que houve de retorno em serviços públicos.

          • arthur3043@gmail.com disse:

            António Carlos você colocou que o Brasil não cresceu e mostrei que no período tínhamos crescido 400%

            Disse que o real estava desvalorizado e mostrei que na época 1 dólar valia 1.66 enquanto em 2002 1 dólar valia mais que 4 reais

            Comparei o endividamento público

            E fiz outras comparações basta olhar no anexo

            O senhor colocou investimentos em educação
            Sabe quantas universidades federais foram abertas no pais nesse período? Não dá para comparar sr António investimentos em árias sociais desse governo com outros

            Houve também sr António um crescimento expressivo da classe média enfim tivemos crescimento com distribuição de renda ,coisa que não ocorreu no milagre brasileiro no regime militar ,o bolo cresceu ,como disse um certo ministro do regime ,porem não houve distribuição e tivemos um aumento absurdo da desigualdade social no Brasil na época da ditadura

            Nos colocamos sempre a corrupção como problema, e ela é ,mas combate a corrupção se faz com fiscalização e transparência dando liberdade a instituições que fiscalizam

            Me responda quem foi o presidente que abriu mão de nomear um procurador geral da República?

            Quem seguiu os mesmos critérios depois?

            O Brasil tem um povo que só se uni para brigar em jogos de futebol, ficam acampados em frente a clubes e nas casas dos seus dirigentes, mas não fazem isso na frente dos palácios do poder judiciário ,nas câmeras legislativas,nos Palácios de governo,ficamos na espera de um salvador da Pátria

            Só vamos mudar quando formos exigir nas ruas os nossos direitos sr António e não como classe média acomodada que somos

            Em qui, 3 de mai de 2018 14:48, Disqus escreveu:

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Concordo com você quanto ao povo passivo que somos, sem dúvida, também, concordo que a corrupção é o que existe de pior no mundo e, especialmente, no Brasil mas, convenhamos, nossos políticos são corruptos, portanto, nunca mudaremos enquanto eles dominarem o pais. Quanto a outros dados, vamos esclarecer:: O dólar subiu a +/- 3,60 em 2002 pela subida do Sr. Lula nas pesquisas e vencendo as eleições, basta ver que no inicio do ano era +/- 2,30, com discurso de que acabaria com o lucro absurdo dos bancos, aliás, este e a promessa de cobrar IRPF de 70% sobre renda superior a 300 mil me fez votar nele, errei e me penitencio por isto; A classe média não cresceu no periodo lulista e sim foi achatada, tanto que hoje ganhando pouco mais que 2 salários mínimos começa a pagar IRPF e não foi nos dois anos de Temer, aliás, não menos ruim; Foram criadas muitas universidades, especialmente para captarem os recursos do FIES com caça-níquéis e universidades públicas aos montes cujo sustento ficou inviável mas quando falo em educação não me refiro às universidades e sim aos ensino básico e médio que daria a todos oportunidades iguais para não precisarem de cotas para atingir o ensino superior e neste ensino decaímos a cada ano nos testes internacionais; A igualdade social foi um nivelamento por baixo com alegações de que com R$ 70,00/mês um cidadão deixa de ser miserável e com R$ 395,00/mês é classe média; Não nomear o PGR é um avanço, sem dúvida, entretanto, por que não abriu mão de nomear os ministros do STF, aliás, nomeando advogado de sindicato? Também concordo que o pior foi nomeado por FHC que errou feito. Aliás, quando votei no Lula em 2002 foi por revolta contra a reeleição e segurar o dólar mas, acho que errei também, o Sr. Lula e seu partido demonizaram a reeleição, entretanto, se aproveitaram dela quando deveriam te-la extinto; Quanto ao crescimento do governo militar, tínhamos empregos o que poderia gerar dignidade aos cidadãos não os tornando dependentes de bolsa, vale isto e aquilo que só beneficia os próprios políticos corruptos. Aliás, neste período houve grandes avanços nos direitos trabalhistas, incluindo o FGTS que vem sendo dilapidado pelos governos que se seguiram, incluindo o “dos trabalhadores”, o mesmo acontecendo com a poupança e com o IPRF sem correção há vários anos. Aliás, convém lembrar que neste período a carga tributária era de 16% do PIB; O governo petista “surfou” nos benefícios trazidos pelo plano Real com a estabilização da economia e com a credibilidade para atrair investimentos. Infelizmente o petismo ao invés de corrigir pequenas falhas e continuar seguindo o plano preferiu o projeto de poder. Em 2008, enquanto o mundo reagia contra a crise, de forma eleitoreira e irresponsável o falando em “marolinha” preferiu induzir a classe média que já estava perdendo muito, comprar o que não precisava e ficar devendo o que não podia. Este foi o PIB que não despencou, entretanto, mais de 70% da população esta pagando dívidas até hoje. Quando o resto do mundo já estava crescendo de forma sustentável o Brasil estava naufragando na demagogia e incompetência do governo agravado, depois, pela sucessora criada pelo Sr. Lula. Um pais só vai bem quando há crescimento, projetos de longo prazo e não para as próximas eleições, credibilidade para atrair e incentivar investimentos na produção gerando empregos e renda e isto foi iniciado pelo governo FHC onde, com absoluta certeza, havia corrupção e muitos erros mas depois de Sarney e Collor que foi o que houve de pior nos deu um rumo que, infelizmente, pelo projeto de poder eterno, o petismo acabou com um plano muito bom e com a esperança do povo brasileiro. Torci muito pelo governo Lula, acreditei que não estava só discursando para ganhar as eleições mas em 2 anos a decepção foi enorme. A criação de estatais para facilitar a corrupção, o lucro dos bancos que nunca foi tão grande quanto no governo petista, etc. Se queremos um futuro minimamente decente e digno, devemos admitir nossos erros e, pelo menos, tentar mudar. Infelizmente não vejo mudanças a curto e médio prazo mas espero viver até, pelo menos, ver algumas centenas ou milhares de corruptos presos de qualquer partido e um judiciário atuante em favor da justiça, do Brasil e dos brasileiros. Infelizmente não vou viver para ver crianças em escolas públicas aprendendo como das escolas particulares, vai levar décadas já que a ignorância do povo é a garantia de sobrevivência dos políticos corruptos e imorais. Acho que queremos a mesma coisa mas entendemos as situações de modo diferente mas, de qualquer forma, esta discussão é produtiva e, oxalá, 30% da população ao escrever ou discutir buscasse informações ao invés de repetir o que mandam. Abç.

          • Andre Pereira Santana disse:

            E endividamento do Brasil nesse período antes e pos PT ?

          • Eliseu Teixeira disse:

            pode até ter acontecido isto no só no braisl mas no mundo inteiro e isto não é lula seu bobão mas se de fato aocnteceu porque estamos falidos ??resposta corrupção

      • Edison Sampaio disse:

        Creio nessa teoria também. É uma coisa impressionante. Conheço pessoas próximas que absolutamente não creem que esses ladrões do Erário são ladrões do Erário, mas sim perseguidos políticos. Têm verdadeira devoção por eles. É um fenômeno!
        Outra coisa: não entre na onda dos defensores desses ladrões, como esse tal de “arthur3043@gmail.com”. Não perca tempo com eles, pois são doentes mentais.

      • Carneiro disse:

        Eu não entendo esse quebrar?

        Se quebrou, por que Lula saiu com mais de 80% de aprovação em pleno regime democrático e com uma mídia extremamente contrária?

        Se quebrou por que seus sucessores não “consertou” já com mais de 03 anos de governo?

        Se quebrou por que foi um dos períodos de maior efervescência da história do capitalismo brasileiro?

        • Antonio Carlos Wanderley disse:

          Caro Carneiro, acho que vivemos em países diferentes. O sucessor do Sr. Lula foi a própria criatura que “governou” por 6 anos, aliás, quando o resultado da irresponsabilidade eleitoreira e imoralidade pelo poder começou a surtir efeito. A “efervescência” seria o endividamento da população comprando bens de 10 e achando que poderia pagar 30 ou 40? Teria sido o crédito fácil para construções que elevaram os preços dos imóveis em 200, 300% acabando com as chances de muitos adquirirem seus imóvel? Seria os 5 mil com juros subsidiados concedidos aos compradores de imóveis pelo minha casa minha vida? Vamos ter coerência, o Sr. Lula pegou um pais com uma economia estável, com credibilidade internacional para atrair investimentos que foram feitos acreditando que continuaria com o plano Real e não com seu “projeto de poder” trocando o crescimento que garantiria emprego e renda por bolsa dependência, Elevando a divida, apesar da arrecadação mais que dobrar no seu governo, sem que houvesse nenhum retorno em serviços públicos ou infraestrutura; Capitalizando Petrobras para os “cumpanhero” enriquecerem; perdoando dívidas e emprestando a países que nunca pagarão, etc. Vamos ter coerência a destruição provocada em mais de 14 anos de irresponsabilidades e imoralidades não serão consertadas em 2 anos pelo Sr. Temer, aliás, tão incompetente quanto os dois anteriores que o colocaram lá, e nem por outro qualquer. Não é só colocar a economia no rumo e sim recuperar a credibilidade e a segurança para investidores aportaram aqui recursos para crescermos.

          • Carneiro disse:

            De fato o capitalismo é cruel.
            Mas é notório que houve uma ruptura de entendimento de modelo de capitalismo.
            Retirou Dilma e o capitalismo de consumo, pelo modelo de capitalismo de exploração e do rentismo.
            Isso resultou em um aumento visceral da pobreza e da vulnerabilidade social no governo Temer o que reflete em sua baixa popularidade.
            O que na verdade, é um retorno a velha política neoliberal de FHC, que caso estivesse tão bem quanto você diz o sucessor natural seria José Serra e não o presidente Lula.
            Compreender seus equívocos quando se lança luz sobre os fatos?
            Abraço!

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Desculpe amigo mas, com o segundo mandato de FHC com erros primários e pelas promessas do Sr. Lula em cobrar 70% de IRPF de rendas acima de 300 mil e acabar com os lucros abusivos dos bancos, me levaram a errar muito mais votando num mentiroso, incompetente cujos objetivos eram apenas pessoais. O Sr. Serra poderia ser pior, sem dúvida, mas talvez não tivesse acabado com o plano Real que colocou o Brasil no rumo certo precisando só de alguns ajustes mas foi totalmente destruído pelo “projeto de poder” a qualquer custo. A pobreza não aumentou com o governo Temer, ela nunca deixou de existir mas o “grande líder” usou dinheiro público para dar esta ilusão eleitoreira cuja conta vamos pagar. Amigo, você acredita que com R$ 70,00/mês alguém não é miserável? Acredita que com renda de R$ 395,00/mês é classe média? Empurrando financiamentos induzindo o endividamento como fez o Sr. Lula para conter “a marolinha” ou emprestando 5 mil para mutuários do minha casa minha vida gerou uma conta que alguém teria que pagar e, para variar, a verdadeira classe média que trabalha duro e paga os maiores impostos do mundo para sustentar eleitores de políticos incompetentes e inescrupulosos. Abç.

          • Carneiro disse:

            A promessa de campanha de Lula em 2002 era que os brasileiros tivessem ao menos 03 refeições ao dia!

            Vemos que foi muito além deste projeto!

            Houve o acesso a um amplo projeto de assistência social, houve uma expansão do ensino universitário, houve sim um acesso ao crédito, houve maior o investimento em infra-estrutura desde a redemocratização do país, houve o maior crescimento da história nos últimos tempos e tudo isso com a legitimidade das urnas, sim, pois não foi um projeto de perpetuação de poder, mas um projeto que contou sempre com o apoio popular, ora foram mais de 80% de aprovação!

            Ademais, o governo Lula e da presidente Dilma não abandonou o “Plano Real” do presidente Itamar, o que os presidente fizeram foi abandonar o projeto recessivo neoliberal que sufoca o setor produtivo em detrimento do rentismo e da entrega da soberania ao FMI. Lembra-se?

            Importante lembrarmos que paralelo a uma boa governança interna, o Brasil ganhou um novo patamar mundial, de vassalo dos americanos, o Brasil havia ganhado voz no cenário internacional, mostrando que verdadeiramente era uma potência econômica.

            Hoje, entretanto, o governo Temer é o contraponto de todo o projeto de Lula e Dilma.

          • Carneiro disse:

            Você provavelmente é de classe média e deve ser juntar a outros tantos desta classe que pagam muitos impostos e não vê a qualidade de vida esperada.

            Se for você tem razão!

            Mas acabou por apoiar o espectro político (direita neoliberal) que não vai lutar pelos anseios.

            Veja que essa categoria política tem compromisso direto com o capital internacional, abrindo o mercado para livre exploração de recursos naturais e dos juros sem qualquer contrapartida.

            É injusto perceber que o Jorge Paul Lehmann pague menos impostos do que a classe média.

            A discussão, portanto, não é no enfrentamento contra os mais vulneráveis, ora eles precisam de apoio sim! É questão de humanidade!

            Agora jogar a contra toda contra o pequeno produtor, contra o consumo não vai dar certo!

            É preciso antes de mais nada rever o desenho tributário e , sobretudo, questionar mecanismo de nos livrar do pagamento de juros e amortizações da dívida pública que corroem o erário!

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Vários aspectos se resumem a uma única solução, ou seja: reforma tributária e o Sr. Lula e Sra. Dilma, por mais de 3 mandatos consecutivos não levantaram uma pena para moraliza-lo, trona-lo menos perverso, incluindo com o semi-congelamento da tabela do IRPF. Demonizaram a extinção da CPMF cuja criação foi demonizada pelo PT. Quando nossas riquezas minerais eram exploradas por empresas como Vale, por exemplo, possuía menos da metade dos funcionários, era deficitária como qualquer estatal e não nos trazia nenhuma garantia. Hoje, além dos empregos, impostos e divisas se fali não nos custará um único centavo. Os juros da divida pública não “nasceram do nada”, convém lembrar que, apesar do aumento da arrecadação desde 2003, a divida pública aumentou quase 9 vezes e com o descrédito a que levaram o Brasil com a corrupção institucionalizada, os juros aumentam. Com o aumento da arrecadação e com controle de gastos que já vinha funcionando desde FHC, não precisaríamos estar pagando juros. Os juros são proporcionais à credibilidade e à capacidade de pagamento de cada devedor. Por isto é caríssimo. Aliás, logo teremos que aumentar ou não terá como, sequer, rolar a divida pública e muito menos captar para cobrir os déficits primário das contas públicas. No teu comentário seguinte, concordo com a expensão do ensino universitário mas, o ensino fundamental e médio regrediram muito e como “solução” criaram cotas e não condições de todos concorrerem em igualdade de condições com um ensino decente. Aí, temos mais um problema, a criação de “faculdades caça-níquel” para se apropriarem de recursos do FIES. Aliás, caso não saiba, desde o tempo do regime militar havia financiamento para estudantes universitários. Quanto às 3 refeições, convenhamos, não foi com R$ 70,00/mês que alguém conseguiu faze-las, né? Precisamos de emprego e salários dignos e não esmolas humilhantes e eleitoreiras e isto se propicia com crescimento econômico, redução de carga tributária, e condições aos geradores de emprego, aliás, só geram empregos os capitalistas e não os socialistas. Por fim, quando foi que os bancos tiveram tanto lucro como no governo petista? Abç.

          • Carneiro disse:

            Pelo visto você é bem revolucionário, companheiro, você parece querer lutar pela ruptura total do capitalismo?

            O problema dos bancos é que com a privatização do setor no governo FHC houve uma super concentração em 04 bancos, dois privados (Bradesco e Itaú) e dois públicos (Banco do Brasil e Caixa).

            E a utilização dos bancos públicos pelos governos petistas para ofertar crédito com juros mais baixos (ainda que altos) foi uma ruptura de paradigma que hoje voltamos a eras pré-petistas. Além de juros altos, ficou difícil o financiamento.

            Ofertar crédito não é problema nenhum, mas concordo contigo quando diz que o custo é muito alto. Neste sentido compartilho com Ciro Gomes que falta uma política concorrencial que busque um juros mais comerciável para fomentar o setor produtivo novamente.

            Quanto a dívida pública houve uma diminuição do período Lula/Dilma e com um bônus que foi o colchão de reservas para imprevistos cambiais, o que é outro problema.

            Mas a pergunta é, que vai resolver esses problemas? Os tucanos com as velhas políticas recessivas? Bolsonaro com a entrega da Amazônia?

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Não amigo. A dívida pública aumentou neste período, e a arrecadação entre 2003 e 2010 dobrou. Ofertar crédito não é problema, entretanto, induzir a população a comprar o que não precisava e “ficar devendo” o que não poderia pagar é um “problemão” e o resultados estamos vendo há tempo com mais de 70% da população endividada e/ou inadimplente e os que conseguiram pagar comprar um bem de 10 por 30 e quando terminaram não valia nem 5. O crédito fácil com juros extorsivos manteve o PIB por algum tempo mas fez com que os preços dos imóveis, por exemplo, aumentaram 100, 200, 330% inviabilizando a comercialização porque quem precisava financiar e poderia ganhando 5 mil só o conseguiria se ganhasse 15 mil. No governo FHC foram privatizados alguns bancos estaduais porque eram deficitários e os estados perdiam muito “salvando-os” já que os empréstimos eram feitos pelo Q.I. das empresas e tomadores de empréstimos e não pelo cadastro analisado por técnicos. Procure saber o quanto vários estados estão pagando, ainda, hoje pelos prejuízos destes bancos. Acabar com o capitalismo seria suicídio já que são eles que geram empregos, impostos e renda e não estatais ou governo. No capitalismo alguns vivem com o trabalho de outros e no socialismo é o contrário. Para o governo gerar empregos ou bancar programas sociais precisa arrecadar impostos e, infelizmente, no Brasil para cada 100 arrecadados, retorna menos de 30, o restante é desperdício, corrupção, superfaturamentos, etc. A questão dos juros tanto CEF como BB são tão agiotas quanto qualquer dos outros mas, nos outros, dependendo do teu crédito e confiabilidade, você consegue negociar taxas menores. Por exemplo, o BNDES concedeu empréstimos absurdos para empreiteiras que participavam de esquemas de desvios e superfaturamentos, empréstimos que nunca receberemos para Venezuela, Cuba, e outros países mas nenhuma empresa pequena ou média que quisesse aumentar sua produção, gerar mais empregos sem pagar propinas, nunca conseguiu. Não são os tucanos que vão resolver e sim algum técnico se resolva entrar para a política e não precisar pagar mensalões, distribuir cargos em troca de apoio e, muito menos, nomear políticos, geralmente derrotados, para cargos técnicos ou com o objetivo de obter “doações de campanha” ou recursos para “caixa 2”. Falar em “entrega da amazônia” pode ser ruim, entretanto, nas mãos do governo brasileiro será sempre uma fonte de corrupção, veja o desmatamento ilegal, portanto, não sei se é pior entregar com regras definidas e que nos traga benefícios ou mante-la dando prejuízos. O estado deve se limitar aos serviços básicos como saúde, educação, segurança e infraestrutura, sendo que esta última para impulsionar o desenvolvimento inicial de uma região ou segmento e depois entregar à iniciativa privada que tem muito mais competência mas, como qualquer investidor, analisa os riscos e o tempo de retorno. Estou gostando desta discussão, espero que tenha mais gente lendo, analisando e, quem sabe, em outubro possamos começar a mudar nosso futuro. Abç.

          • Carneiro disse:

            Se houve financiamento para universitário era tão secreto que ninguém sabia!

          • Antonio Carlos Wanderley disse:

            Houve e bastante se considerar que a carga tributária dos brasileiros era de 16% do PIB, pergunte aos que viveram naquela época. Por outro lado, no final da década de 60 e inicio de 70, como auxiliar de escritório eu pagava minha faculdade, não recebia vale transporte e muito menos vale refeição ou alimentação. Tínhamos emprego e salário digno que nos propiciava obter tudo com o próprio trabalho.

    • Zamtonsky Mun disse:

      Cabeças de bagre tem muitos no Brasil…mas diminuiu bastante! Graças a deus!

    • Junior PG2 Oceânico disse:

      Eles tem Marx, Che e Fidel como ídolos. Não podemos esperar nada melhor.

    • Eliseu Teixeira disse:

      ele não vai precisar de deixar o lula vai ficar preso com ele e então eles podem fazer troca troca

    • Cecília Silva disse:

      esperando receber esmolas deles kkkk

    • Richard Breyer disse:

      Estuda que você entende

    • tony2042 disse:

      Quem os tem como heróis, pensa da mesma forma que os da direita, que tem em Bolsonaro, Maluf, Alckmin, Mussolini e Hitler, os seus heróis.

    • Flávio Amaral disse:

      Mulher de malandro? Não.
      É a única esperança de Zé. Tentar se salvar se salvarem o Lula.

      Foi descartado como Boi de Piranha e ficou preso pelo Mensalão para salvar o resto.

    • 13582196 disse:

      Simples, bandidos veneram outros bandidos, só isso!

    • Antonio ricardo disse:

      falou o manisfestoche pato da fiesp,que está perdendo todos os seus direitos e ainda se preocupa com quem gosta do pt,reparem quandos as coisas não estão andando bem para os golpista com o desemprego aumentando,o que a midia faz ??? joga a isca do jose dirceu para os patos esquecerm dos problemas.

      • Erthal 4100 disse:

        Golpista , frase preferida dos Incapazes do PT., PC do B PSOL, e outros defensores da Querido Maduro,,
        Viva Sergio Moro, Bolsonaro neles 2018,,,

      • Antonio Carlos Wanderley disse:

        Engana-se amigo, nós, defensores da ética, da moral e da honestidade, nunca nos preocupamos com direitos, sabemos muito bem nossas obrigações, portanto, vivemos bem sem depender de corruptos e de esmolas para sobreviver. Basta ser honesto e trabalhar.

        • Andre Pereira Santana disse:

          Quando a criatura só fala dos direitos e nítido e notório que é um vadio ideológico que não quer cumprir com seus DEVERES.

    • Lisyeux Mourad disse:

      É porque eles têm o que lhe falta: coragem …. Joaquim Maria Machado de Assis escreveu: “a inveja é a admiração reativa”…

    • Santos Mallman Santos disse:

      Os heróis dos coxinhas não são FHC, Serra, Alckmin, e outros? É só somar o quanto roubaram e comparar o que os petistas do que foi dito que “roubou”… Vai dar umas cem vezes mais..UM TRILHÃO DE REAIS foi o estimado pelo próprio TUCANO Ricardo Semler (empresário que sabe muito das entrelinhas de corrupção e propinas) de que foi ROUBADO no Brasil antes da Dilma entrar no Governo segundo entrevista a Folha de Ainda nesta entrevista ele afirma que : ” Sob o Governo Dilma, “nunca se roubou tão pouco”

      .

      • Antonio Carlos Wanderley disse:

        Mesmo sendo petista você deve fazer, pelo menos, duas operações aritméticas, portanto, basta olhar os números do aumento da arrecadação desde 2003, da dívida e a redução do retorno em serviços públicos. Quem sabe deixa de escrever asneiras. Espero que não use a aritmética só para ver quanto recebe a mais de bolsa.

      • Cecília Silva disse:

        quem adere a facção criminosa e apoia marginais são tão bandidos quanto, o que é o seu caso, apenas.

        • Santos Mallman Santos disse:

          Veja… faltou apontar quem são “meus criminosos” e que são os seus… Afinal em quem votou e quem acha ser um politico correto na sua opinião? Tenho certeza que dentre eles existem crimes de sobra…E o importante… Admito crimes dentro do PT mas não são quase os únicos que tem pago – e por vezes excessivamente – quantos aos outros de outros partidos – tipo tucanos – são citados com valores de desvios dezenas de vezes maiores estão praticamente impunes?

          • Cecília Silva disse:

            quem tem politico criminoso de estimação é o senhor, eu não defendo politico pela facção a qual pertença, meu imposto é para retornar em beneficio da sociedade, não de ladrões de dinheiro público, como os do mensalão, seja lá de onde for. Defender politico por facção é coisa de bandido, seja lá qual for e, quem os defende ou são da facção e recebem para isso ou só são ignorantes que gostam de ser roubados, opte pela sua.

          • Santos Mallman Santos disse:

            Defendo políticos que apenas fizeram o que sempre foi comum e instituído no nosso Brasil e até então não era crime …. Mas deste quando foi feito pelo PT se tornou o pior dos crimes… Ora…. caixa dois e verbas pra aliados exites deste que o Brasil se tornou república… FHC se esbanjou nisso e desviaram em seus governos – segundo o RICARDO SEMLER ,mais de um trilhão de reais… Existem propostas de deixar Lula livre se ele abdicar da candidatura… Ou seja se ele for cidadão comum é inocente se for candidato criminoso…. Esse é o preço que ele tem pago por liderar todas pesquisas….
            UM TRILHÃO DE REAIS foi o estimado pelo próprio TUCANO Ricardo Semler (empresário que sabe muito das entrelinhas de corrupção e propinas) de que foi ROUBADO no Brasil antes da Dilma entrar no Governo segundo entrevista a Folha de Ainda nesta entrevista ele afirma que : ” Sob o Governo Dilma, “nunca se roubou tão pouco”

            José Serra: 17 processos na Justiça e com 34 milhões recebidos de propinas no exterior da Empreteira OAS.

            FHC- Apartamento em Paris que vale 11 milhões de euros uns 50 triplex…Apartament em Nova York na Trump Tower, algumas dezenas de triplex “tipo Lula” e ninguem busca como os adquiriu. Fora um sitio que deve valer uns 10 tipo dito Lula. E não tem apenas irrisórios “barco de lata e pedadalinhos”..mas aeroporto construido pela Camargo Correa.E deu um apartamento na Espanha pro filho bastardo que dizem agora não ser dele.

            PAULO PRETO 113 MILHÕES EM GRANA VIVA NA SUIÇA…OU SEJA UNS 60 TRIPLEX TIPO LULA….e mais 173 milhões que desviou pra ele e sua turma de tucanos em ultima denuncia.

            Serra 34 MILHÕES -tem 17 processos, sendo pelo menos 4 por CORRUPÇÃO, o caso que mais chama atenção é o de Serra. Além de de levar 34 milhões – segundo o empreiteiro Leo Pinheio em propinas paga no exterioR da empreiteira OAS.

            SERRA 52 MILHÕES – O ex-presidente da Odebrecht e delator na Operação Lava Jato Pedro Novis afirmou em depoimento à Polícia Federal que o senador José Serra (PSDB-SP) recebeu para si ou solicitou para o partido R$ 52,4 milhões entre 2002 e 2012.

            JOSE SERRA MAIS 100 MILHÕES – O operador financeiro Adir Assad propôs um acordo de delação premiada à Lava Jato no qual afirma ter repassado cerca de R$ 100 milhões para Paulo Vieira de Souza, ex-diretor da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa), entre 2007 e 2010, na gestão José Serra (PSDB) no governo de São Paulo. Preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba desde agosto do ano passado, Assad é apontado como o maior emissor de notas frias para lavagem de dinheiro de empreiteiras suspeitas de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobrás.

            2-
            AÉCIO NEVES recebeu R$ 50 milhões, repassados pela Odebrecht (R$ 30 milhões) e pela Andrade Gutierrez (R$ 20 milhões); Odebrecht sustenta a acusação com comprovantes bancários, entregues nos últimos meses, que comprovam depósitos para Aécio por meio de uma conta de offshore em Cingapura

            Tucano Beto Richa – Denúncia divulgada pela Gazeta do Povo e repercutida pelo blog Esmael Morais aponta que um desvio de R$ 30 milhões de recursos federais que seriam destinados a escolas estaduais no Paraná teriam abastecido a campanha de reeleição do governador Beto Richa (PSDB), além de campanhas dos deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Tiago Amaral (PSB).

            Geraldo Alckmin onde o cunhado do governador, Adhemar César Ribeiro, teria recebido R$ 10,3 milhões, em espécie, referentes a contribuições em caixa 2 para as duas últimas campanhas do tucano.

            TUCANO – do Tocantins Siqueira Campos (PSDB) foi denunciado criminalmente pelo Ministério Público Federal por participação em esquema de fraude na saúde que desviou mais de R$ 30 milhões dos cofres públicos do Estado entre 2012 e 2014.

            UM TUCANO que roubava 30 milhões por mês (ou 360 MILHÕES por ano) o que segundo a Policia Federal, numa quadrilha chefiada pelo prefeito de Itaguaí-RJ, Luciano Mota – do PSDB – que desviava verbas dos royalties do Petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele tirava dos cofres da cidade entre 30 milhões por mês.

            TUCANO Barros Munhoz afanou de R$ 3,1 MILHÕES dos cofres da Prefeitura de Itapira (SP) em ainda foi solto por um desembargado cúmplice após engavetar o processo por 03 anos e o criminoso completar 70 anos .

            TUCANO Aécio Neves recebeu valores imensos _ apenas de Furnas – que pode CHEGAR a 25 milhões de reais e o Moro nunca quis saber dele e Lógico que se investigar tudo que Aécio afanou daria “muito trabalho” diante da multidão de denuncias.

            O ex-TUCANO Álvaro Dias que rachou os 10 milhões e levou mais 37 milhões da negociata do terreno tem processo em segredo de justiça que irá continuar em “segredo” até todo mundo ESQUECER.

            O TUCANO Antonio Inbassay ex prefeito de Salvador – onde houve desvios 400 MILHÕES DE REAIS em sua gestão de acordo o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) em (5 de maio 2015), numa entrevista à Rádio Metrópole, sobre o metrô de Salvador, um dos problemas mais sérios acompanhados pelo TCU. Segundo o ministro, foi detectado um superfaturamento de mais de R$ 160 milhões na obra, R$ 400 milhões em valores atualizados.

            TUCANO FHC-Ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, em sua delação premiada, relatou o pagamento de propina de US$ 100 milhões ao governo FHC, numa transação envolvendo uma empresa argentina, a Perez Companc.

            TUCANO FHC -O ex-diretor da Petrobras teria dito que, em 2002, último ano do governo FHC, a Petrobras comprou o complexo argentino de energia por um US$ 1 bilhão, pagando US$ 100 milhões a integrantes do então governo federal.

          • Cecília Silva disse:

            moral, se nasce como senso dela e vive segunda ela, ou opta-se por ser amigo de bandido ou ser fã. O fato do bandido da facção A ser ladrão, não dá permissão, salvo conduto para o bandido da facção B o ser, também. Caixa dois é crime e ponto final, devem ser condenados e têm como pagar, todos, sem exceção pelo crime. Se o seu bandido é mais honesto que o FHC, não deixa de ser bandido,

          • Rogéria Reis disse:

            Uai, sai da internet então e vai bater panelas pros outros ladrões. Simples assim. Isso que é bom não faz. Fica aqui atazanando a postagem dos outros. Nem toca no nome do ”
            “Aécim”. Aposto que até vai dizer que nem votou nele…

          • Cecília Silva disse:

            mania de petista dar ordens como parasitas que são, aplaudem os roubou, mas, se infessa, quando são pegos roubados, e como todo ladrão se ofendem ao serem perseguidos c como marginais que são,

          • Santos Mallman Santos disse:

            De fato se FHC e outros tucanos estivesse na prisão poderia até de dar razão… Os do PT estiveram ou ainda estão… Ou seja pelo menos pagam por seus ditos crimes..O que me deixa indignado é gente como você que alega que petistas são ladrões sem levar em consideração o massacre que sofrem cotidianamente por desvios ínfimos diante da turma tucana… E cada dia pagam impiedosamente por isso … Até a Marisa do Lula morreu por tanta perseguição… E os tucanos como FHC … riquíssimos e posando de honestos por todo lado que vai… FHC- Apartamento em Paris que vale 11 milhões de euros uns 50 triplex…Apartament em Nova York na Trump Tower, algumas dezenas de triplex “tipo Lula” e ninguem busca como os adquiriu. Fora um sitio que deve valer uns 10 tipo dito Lula. E não tem apenas irrisórios “barco de lata e pedadalinhos”..mas aeroporto construido pela Camargo Correa.E deu um apartamento na Espanha pro filho bastardo que dizem agora não ser dele.

          • Cecília Silva disse:

            Criatura, leva para a tua casa e trata deles. Bandidos se adoram.

          • Santos Mallman Santos disse:

            Apontar o dedo pra quem é “bandido” depende de princípios ideológicos ou éticos. Creio que seu ideologismo foi formando contra quem tem pensamentos equidistantes do seu. Se você não lista com clareza lista de crimes que sejam perpetrados pelos quem acusa de bandido fica difícil… O caso mais específico , Lula sequer Moro e promotores listaram provas que seja bandido. Tudo se baseou em delação de um empreiteiro ( Léo Pinheiro) que o Moro bandidamente condenou a 28 anos de prisão quando ele depôs e não acusou Lula… Depois quando o mesmo – forçado por Moro através de negociata de redução de pena – acabou acusando de forma vaga SEM PROVAS, e tivera o mesmo a pena reduzida pra 02 anos. Ora , isso não é justiça mas um acinte de atos jurídicos. E vai por aí…. A Rosa Weber , voto decisivo a condenar Dirceu no mensalão disse que ““Não tenho provas contra Dirceu, mas vou condená-lo porque a literatura assim me permite”. Ou seja… existe o sentimento ambíguo de se condenar uma sem provas baseado em absurdos literários e a total ausência de sentimento e interesse em condenar centenas – principalmente tucanos – com 113 milhões depositados em banco no exterior ou como o ex governador Eli Azeredo que no caso do mensalão tucano está próximo de ter a liberdade definitiva – mesmo tendo sido “condenado” a 20 anos pro muita pressão da esquerda – pois breve completará 70 anos.

            E muito importante sobre os famosos casos de bandidos que talvez nunca tenha pensado…. O destroçamento do país com a recessão e degradação moral perante ao povo e ao mundo causa milhares de vezes mais prejuízos do que essa perseguição sem tréguas de membros da esquerda. No fundo o Moro é fruto de um conluio cooptado por elites financeiras do país e com a adesão de outros da justiça americana que tem interesses muito claros em retirar o pais da órbita da China o qual durante o governo Lula foi muito ligado economicamente. Sem levar todas considerações do que tem por trás desta cortina de perseguição de membros da esquerda não se estabelece um parâmetro correto do que de fato está em jogo. Se de fato é brasileira de coração e quer o melhor ao pais – e estamos no seu pior momento – não se iluda, nossa desgraça e a desgraça de grande parte do seu povo favorece apenas a elites e aos interesses dose EUA.

          • Rogéria Reis disse:

            Nem precisa vocês são os bichinhos de estimação da máfia golpista…

          • Cecília Silva disse:

            golpe é manter ladra no poder, deve ser regra, não exceção

        • Rogéria Reis disse:

          Falou o robozinho hipócrita… Vou pedir pra LJ te investigar. Aposto que o Moro acha um monte de crimes da sua autoria. Basta não citar o nome Lula…

    • Antonio Carlos Wanderley disse:

      Basta ver quem “os considera” para entender.

  73. Paulo Carvalho disse:

    Está certo, não se deixa para trás o parceiro de crimes !! kk

  74. Geraldo Scomparim disse:

    vai sair do País que jeito, se já já você vai em cana por um bom par de anos? Está desconectado da realidade este tonto.,

  75. 2B disse:

    PODE SER MORTO DENTRO DE UM CAIXÃO, MELHOR SOLUÇÃO….

  76. Henrique disse:

    Bando de vagabundos, cancers malditos desse pais. O povo está pagando todo o preço dessa desgraça plantada por vocês ! Eu queria ser presidente desse pais só para implantar no Brasil a “pena de morte”, isso é o minimo que vocês merecem salafrários !!!!!!!!!

    • Chagas F. Santos disse:

      ESTOU COM VCE HENRIQUE……..

    • Mario Favaratti disse:

      Vc não conseguiria …tem que mudar a constituição.

      • Henrique disse:

        E qual o problema meu caro ? Nós temos o poder de mudar esse país, então vamos brigar por isso ! Chega de criar e sustentar vagabundo que mata pai de família, que mata gente inocente e principalmente essa raça do colarinho branco. Vamos votar em quem e a favor da pena de morte e a redução da maioridade penal. Eu brigo por essa causa, e o único jeito desse mudar esse país , com a mudança dos nossos costumes e cultura, em relação ao respeito, civilidade, cidadania e educação. Não tem outra maneira, .

  77. Shakespeare- disse:

    Você não foge porque é um bunda mole covarde como todo petista. E tem mais, não passa em qualquer fronteira porque é um condenado. VOLTA PRA CADEIA FDP!

  78. Santos Mallman Santos disse:

    SINTETIZANDO PORQUE LULA É O MAIOR DA HISTÓRIA

    DATAFOLHA -Lula encerra mandato com melhor avaliação da história
    OPINIÃO PÚBLICA – 20/12/2010
    O presidente Lula encerrará seu mandato na Presidência da República no auge de sua popularidade. Após sete anos e 11 meses de governo, 83% dos brasileiros adultos avaliam sua gestão como ótima ou boa – com isso, repete a marca de outubro, a mais alta já alcançada por um presidente na série histórica do Datafolha. A fatia dos que veem seu governo como regular é de 13%, enquanto 4% consideram-no ruim ou péssimo.

    FHC entrou o Brasil era 8ª economia mundial e quando saiu 15º.Lula pegou o Brasil 15º e quando saiu deixou em 6º… Lula nos deixou “brigando” com a França(5º) e superando a Inglaterra que estava em 6º… Projeções indicavam que ultrapassaria a França em 2014 e a Alemanha em 2020…e pertinho do primeiro mundo!

    Segundo dados do Banco Mundial, o PIB do Brasil passou, em 11 anos ( Governos Lula e parte da Dilma) de US$ 504 bilhões em 2002, para US$ 2,2 trilhões em 2013. Nosso Produto Interno Bruto cresceu, portanto, em dólares, mais de 400% em dez anos, performance ultrapassada por pouquíssimas nações do mundo. ; os Estados Unidos o fizeram em menos de 80%, de pouco mais de US$ 10 trilhões para quase US$ 18 trilhões.

    Em pouco mais de uma década, passamos de 0,5% do tamanho da economia norte-americana para quase 15%. Devíamos US$ 40 bilhões ao FMI, e hoje temos mais de US$ 370 bilhões em reservas internacionais. Nossa dívida líquida pública, que era de 60% há 12 anos, está em 33%. A externa fechou em 21% do PIB, em 2013, quando ela era de 41,8% em 2002. E não adianta falar que a dívida interna aumentou para pagar o que devíamos lá fora, porque, como vimos, a dívida líquida caiu, com relação ao PIB, quase 50% nos últimos anos.

    • Igor Hotz disse:

      Falou tudo..

    • Igor Hotz disse:

      Contrato os dados não tem como questionar…

    • Pedro Oliveira disse:

      Vamos la…Lula pegou a casa arrumada…manter assim era a coisa mais fácil do mundo…Lula nos deixou como a sexta economia do mundo…com um rombo financeiro impagável…Lula pegou o país com 6 milhões de desempregados e entregou com 15 milhões,,,Lula pegou dinheiro do BNDS e “deu” plataformas de petróleo para Uganda,,um porto para Cuba,,,um metro para a Argentina…uma refinaria para a Bolívia,,,financiou Hugo Chaves,,,um ditador militar (olha que hipocrisia pra quem condena os militares),,,Lula enriqueceu,,assim como sus filhos vagabundos, explorando empresas com propinas…isso vc não conta né,,,

      • Gustavo Alves disse:

        Li um monte de mentiras, falácias e desinformações autênticas.

        • Pedro Oliveira disse:

          Vc acha que tudo que falam do Lula e do PT é falácia Gustavo?

        • Pedro Oliveira disse:

          Lula confessa ter dado aval para Evo Morales tomar para a Bolívia as refinarias da Petrobras
          5 de outubro de 2015,
          Confissão foi dada ao lado do segundo homem na cadeia de comando da Bolívia em evento nesta segunda. Conta o Estadão que Lula foi sondado pelo próprio Evo Morales, quando ainda candidato à presidência, sobre a possibilidade de estatizar o que a Petrobras tinha de estrutura por lá. As palavras são do próprio ex-presidente e deixam claro o aval dado pelo então presidente brasileiro:

          “O Evo me perguntou: ‘como vocês ficarão se nós nacionalizarmos a Petrobras?’. Respondi: ‘o gás é de vocês’. E foi assim que nos comportamos, respeitando a soberania da Bolívia.”

          • Gustavo Alves disse:

            OK, quer se ater à parte da Bolívia agora. Tranquilo. Essa aí foi desinformação tua, quanto à exploração desonesta que se fazia na Bolívia, pagando pouco demais pelos recursos finitos deles. Talvez seja desinformação intencional, de não querer ver o lado deles. Talvez nunca tenha ouvido falar disso. Fato é que essa exploração existiu, era errada e Evo fez certo em retomar o controle de seu país. Estado sem soberania é vassalo. A exploração seguinte foi mais justa em comparação com o mercado internacional.

      • Santos Mallman Santos disse:

        Que país andou vivendo desde a Era FHC ? Veja como era nesta época e agora… Esta semana foi noticiado Um milhão e quatrocentos mil desempregados em um trimestre
        Um milhão e 500 mil voltando a níveis de pobreza absoluta
        Dívida publica do Lula 34%, Dilma 39% e agora 52% do pib e de FHC 60% do Pib

      • Santos Mallman Santos disse:

        Era Lula cria mais empregos que governos
        FHC, Itamar, Collor e Sarney juntos.
        De acordo com a Rais (Relação Anual de Informações Sociais), que registra todas as contratações e demissões de empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), pelo regime estatutário, dos servidores públicos, além dos trabalhadores temporários e avulsos, a expansão durante o governo Lula é incontestável. De 2003 até setembro de 2010 foram criados 14.725.039 empregos. Isso dá a Lula uma média de 1,8 milhão de postos de trabalho por cada ano de seu governo.A comparação com os governos anteriores é quase injusta. Fernando Henrique Cardoso criou 5.016.672 empregos em seus oito anos de mandato, uma média de 627 mil. Itamar Franco, que governou de 1993 a 1994, gerou 1.394.398 postos – média de 697 mil. José Sarney, em seus cinco anos como presidente, criou 3.994.437 empregos, marcando a segunda melhor média (998 mil) dos últimos 30 anos. Fernando Collor, por sua vez, deixou o governo com a extinção de mais de 2,2 milhões de postos de trabalho.

        Os 14,7 milhões de empregos gerados nos oito anos do governo Lula até setembro deste ano, portanto, superam a soma dos empregos gerados nos governos FHC, Itamar, e Sarney, que juntos são 10,4 milhões em 15 anos. Isso sem contar com o fechamento de 2,2 milhões de vagas durante os três anos do governo Collor, o que daria um saldo de 8,2 milhões de empregos em 18 anos.

        • Sergio Cides disse:

          O fato de Lula ter sido um bom presidente (ninguém nega isso) não lhe dá o direito de encher os bolsos (próprios, dos filhos, dos cumpanhero) com dinheiro de falcatruas e mutretas (como, aliás, vem sendo feito no Brasil desde o descobrimento).

      • Santos Mallman Santos disse:

        Sobre : Lula enriqueceu,,assim como sus filhos vagabundos, explorando empresas com propinas.

        FHC – Apartamento em Paris que vale 11 milhões de euros uns 50 triplex…Apartament em Nova York na Trump Tower, algumas dezenas de triplex “tipo Lula” e ninguem busca como os adquiriu. Fora um sitio que deve valer uns 10 tipo dito Lula. E não tem apenas irrisórios “barco de lata e pedadalinhos”..mas aeroporto construido pela Camargo Correa.E deu um apartamento na Espanha pro filho bastardo que dizem agora não ser dele.

        Filho de FHC -Sócio de uma offshore no Panamá e ligado a suspeitos de corrupção, Paulo Henrique Cardoso prosperou à sombra do pai .Os negócios da família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vão muito além das contas no exterior do patriarca investigadas pela Polícia Federal. Incluem também transações do filho Paulo Henrique com a Odebrecht, as offshore no Panamá e no Reino Unido, além de uma sociedade com o ex-braço direito do presidente argentino Mauricio Macri que se suicidou em meio a um escândalo de corrupção.

        Paulo Henrique Cardoso manteve durante uma década negócios com a Braskem, uma sociedade entre a Odebrecht e a Petrobras, por meio da World Wide Partnership Importação e Exportação, empresa de comércio de produtos petroquímicos.

      • Santos Mallman Santos disse:

        Metro na Argentina foi financiamento e com obrigação do país pagar… mas com FHC foi muito pior:

        TUCANO FHC-Ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, em sua delação premiada, relatou o pagamento de propina de US$ 100 milhões ao governo FHC, numa transação envolvendo uma empresa argentina, a Perez Companc.

        TUCANO FHC -O ex-diretor da Petrobras teria dito que, em 2002, último ano do governo FHC, a Petrobras comprou o complexo argentino de energia por um US$ 1 bilhão, pagando US$ 100 milhões a integrantes do então governo federal.

      • Santos Mallman Santos disse:

        Hugo Chaves , Venezuela :
        Emprestar dinheiro do BNDES a Cuba e Venezuela, também foi uma forma usada por FHC para unir os países:

        FHC emprestou 15 milhões de Dólares a Cuba em 1998, para financiar a compra de alimentos através do Proex (leia-se Banco do Brasil). Depois financiou ônibus de turismo para a ilha de Fidel, como está consignado no relatório de atividades do BNDES do ano de 2000.

        FHC também enviou ajuda para a Venezuela no Projeto da Linha IV do Metrô de Caracas (Construtora Norberto Odebrecht S.A.) – Construção do primeiro trecho, com extensão de 5,5 km. O investimento total do projeto soma US$ 183 milhões, sendo o financiamento do BNDES de US$ 107,5 milhões, correspondentes a 100% das exportações brasileiras de bens e serviços e ao seguro de crédito às exportações.

    • João de Deus disse:

      Como é bom ter a imprensa ao seu lado. Como dizia minha vó: – “Papel aceita qualquer coisa”. E hoje mais do que nunca sabemos como a mídia é comprada.

    • Sergio Cides disse:

      Kim, da Coréia (aquele ‘deusinho de fancaria’) deve ter 100% de popularidade. Hitler, Stalin e Mussolini, assim como Vargas, Perón, Chaves, Castro e demais ditadores sanguinários, geralmente, têm alta popularidade… Nenhuma novidade. Afinal, esse pessoal pratica a mentirocracia e o número de néscios é incontável.

      • Santos Mallman Santos disse:

        Porque não usa argumentos fundamentos em fatos, dados , estatísticas pra formular seu posicionamento? Falácias não ajuda em discernir quem pode ter razão numa sensata discussão

    • Jorge Teixeira Carneiro disse:

      Tudo mentira do IBGE.

      • Santos Mallman Santos disse:

        Poste o que tens de verdade … vamos confrontar dados… ok?

        • Jorge Teixeira Carneiro disse:

          A verdade é que o Lulla não tirou 40 da pobreza. Na verdade ele tirou mais, tirou 80. 80 PARENTES e AMIGOS. O ”Frávio” por exemplo, era estudante de biologia da USP e era estagiário no Zoológico de São Paulo. Graças ao governo inclusivo do Magnânimo Líder, se tornou empresário, fazendeiro e pecuarista.

          2018-04-30 20:47 GMT-03:00 Disqus :

    • Ricardo Kuschnir disse:

      E depois do sonho maravilhoso, todo mundo acordou ( menos os petistas), e percebeu a merde que ele e a desqualificada deixaram. Principalmente, uma divida interna impagável, estratosférica, que foi a maior transferência dos pobres pros mais ricos da história desse país – já que não me consta que pobre aplique grana em Títulos do Tesouro Nacional.

      • Ricardo Kuschnir disse:

        Corrigindo = “…transferência de ATIVOS ( DINHEIRO, GRANA, BUFUNFA, RIQUEZA, chama como quiser) dos pobres pros mais ricos…etc”

      • Santos Mallman Santos disse:

        Que país andou vivendo desde a Era FHC ? Veja como era nesta época e agora… Um milhão e quatrocentos mil desempregados em um trimestre
        Um milhão e 500 mil voltando a níveis de pobreza absoluta
        Dívida publica do Lula 34%, Dilma 39% e agora 52% do pib e de FHC 60% do Pib

    • Jorge Teixeira Carneiro disse:

      A Maior Farsa. Aparelhou o IBGE pra inventar dados estatísticos.

    • Claudomiro souza nascimento disse:

      Nao adianta por numeros , pois a turma que frequenta estes comentarios em grande maioria Nao sabem raciocinar, imagine ler informacoes com numeros.

  79. mariossergio disse:

    É muita arrogância! O cara está condenado e fala em sair do país como quem vai à padaria!
    Após essa entrevista a justiça deveria enjaulá-lo outra vez para evitar que o bandido tente cair fora.

  80. Fábio disse:

    Não me dei ao trabalho de ler. Não teria estômago para isso.

    • Weligton Medeiros disse:

      verdade, porque quem tem um cu na cabeça, não teria estômago, já caga por outros meios

    • Jorge Nicolau disse:

      O imbecil afirmou que tem erros que podem ser cometidos e outros não. Assumiu que os erros cometidos, foram pela “causa”, afinal para eles, os fins justificam os meios. Somente por isso não fugiu.

      • Fábio disse:

        A verdade é que os petistas não se importam com a corrupção. É algo justificável/aceitável em nome da “causa”, querem o poder a todo custo. É gente com mentalidade totalitária. Para os petistas raiz como Dirceu, a crítica à corrupção é fruto da mentalidade pequeno-burguesa. Assim pensam esses tresloucados, embora nem sempre admitam abertamente porque sabem que fica mal.
        Quem lê Marx fica enojado. Ele defendia violência, crime, corrupção e tudo mais que fosse preciso em nome da utopia que construiu. Para não mencionar que era altamente machista e racista.

        • Doris disse:

          Nossa que engraçado o que vejo é violencia e utupia não do PT mas do PSDB disfarçado atrás da cortina desse bonsonaro e as revistas com fakes instigando a população ao ódio . Não vejo PT cometer barbaridades como essa quadrilha que tomou o poder a força e está arrazando o pais em dívidas além de meter a mão no que é do povo e soberania da nação.

          • Edison K. Kitagaki disse:

            mas Doris, vc esta dizendo o que fez o PT ou o MDB?? vcs fizeram o mesmo!!!!!!!! e ta reclamando do que???

          • Fábio disse:

            Se não vê o PT (do petrolão e da maior recessão econômica da história) cometer barbaridades, devia estar morando na Sibéria nos últimos anos.

      • Cecília Silva disse:

        dentre o que ele chama de erro foi o assassinato de Celso Daniel, Toninho do PT, e todas as testemunhas? Diga isso a família de cada um deles que tiveram o azar de atravessar o cainho desses marginais.

        • Edison K. Kitagaki disse:

          espera o Palocci falar, so espera um pouquinho e gostaria que esse pessoal, os vermelhinhos viessem aqui comentar. eu tenho paciencia!!!!

          • Cecília Silva disse:

            Eu acho que ele não temo provas. Ele sabe, conviveu com esse monte de marginais, sabe quem são, afinal, é igual a eles, mas, não tem provas, se tivesse o MPF teria ficado com ele. Ele vai tentar sair da cadeia e não vai conseguir. Bandido esperto ali, só dirceu, e está preso, imagina o resto da facção, tudo um monte de bandido que deu o azar do doleiro ser pego em Curitiba. Se o Youssef tivesse sido preso em Minas, São Paulo, hoje nossa capital seria Caracas ou Havana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

Seja Membro do Congresso em Foco

Apoie

Destaques

Relacionadas

Prêmio Congresso em Foco

Últimas Notícias

Receba notícias também via