Ao vivo: acompanhe a sessão que discute a reforma da Previdência na Câmara

O relator da reforma da Reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), vai ler seu parecer sobre a reforma. Oposição pretende obstruir sessão e impedir leitura do relatório

Na sessão desta quarta-feira (19), o relator da reforma da Reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), vai ler seu parecer e apresentar o texto final. A oposição é contrária à votação sem discussão da medida e pretende obstruir a sessão. Um dos principais pontos questionados diz respeito a idade mínima para aposentadoria das mulheres. O governo queria igualar a idade entre homens e mulheres com a proposta de idade mínima de 65 anos. No entanto, a bancada feminina da Câmara pressionou pela redução para 62 anos para mulheres e a mudança foi confirmada pelo relator. O Planalto pretende aprovar a reforma na Câmara e no Senado ainda neste primeiro semestre.

Em acordo com o governo, Arthur Oliveira Maia aceitou fazer uma série de mudanças para tentar evitar a rejeição da reforma pelos deputados. Outro recuo que deve ser apresentado nesta quarta-feira (19) está na redução de 49 para 40 anos no período exigido de contribuição para ter direito à aposentadoria integral. Nesta quarta-feira, está previsto apenas a apresentação do texto do relator. Após essa etapa, será marcada a votação na Comissão e depois a votação do texto vai a plenário.

 

Mais sobre reforma da Previdência

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!