Fernández fala em ‘nova ordem para os argentinos’ após ganhar eleição

Fábio Bispo, especial de Buenos Aires*

O presidente eleito nas eleições deste domingo (27) na Argentina, Alberto Fernández, da Frente de Todos, discursou para milhares de pessoas na sede da chapa vitoriosa que formou com a ex-presidente Cristina Kirchner, no bairro Chacarita, em Buenos Aires. Com um um discurso efusivo falou em "nova ordem para os argentinos".

Quando subiu ao palco já passava das 23h. Antes discursaram o governador de Buenos Aires eleito pelo bloco, Axel Kicillof, e Cristina.

"Obrigado, como disse Cristina, pelo compromisso que vocês demonstraram de realmente construir uma Argentina mais igualitária e solidária que defenda a educação pública, a saúde pública e privilegie os que produzem e trabalham ", disse.

O discurso era acompanhando com aplausos e gritos de "Alberto presidente" pela multidão que lotou às ruas do entorno. Telões foram instalados e toda televisão disponível era disputada com atenção.

"Esta não é a nossa frente, é a frente de todos e nasceu para incluir todos os argentinos e todos estamos convocando ", emendou.

Fernández foi eleito no dia que marca aniversário de morte de Néstor Kirchner, ex presidente que morreu em 27 de outubro de 2010 e marido de Cristina, de quem Fernández foi chefe de gabinete.

"Obrigado Néstor, onde quer que esteja. Você semeou tudo isso que estamos vivendo. Não seria justo que hoje eu não o reconhecesse o que ele fez por nós e a enorme possibilidade que ele me deu de viver a aventura de colocarmos um país caótico e colocá-lo em pé ".

E terminou falando em reabrir fábricas, ampliar os investimento em educação. "Vamos voltar a construir uma Argentina solidária e igualitária, que tanto sonhamos", finalizou.

* Fábio Bispo viajou a Buenos Aires pelo programa Jornalismo Sem Fronteiras, que tem como foco a formação profissional de correspondentes, coordenado pela jornalista Claudia Rossi.

> Veja o que prometem as duas principais chapas das eleições presidenciais argentinas

> Vídeo: em busca da reeleição, Maurício Macri vota em Buenos Aires

> Favorito a ganhar eleição argentina, Fernández deseja feliz aniversário a Lula

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!