Favorito a ganhar eleição argentina, Fernández deseja feliz aniversário a Lula

O candidato favorito a ganhar a eleição presidencial argentina Alberto Fernández publicou neste domingo (27) uma mensagem de feliz aniversário ao ex-presidente Lula, que completa 74 anos hoje.

> Argentinos vão às urnas com o pior cenário econômico e social em dez anos

Na publicação no Instagram, Fernandez, que tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner, chama Lula de “homem extraordinário” e afirma que ele esta preso “injustamente”.

 

Essa não é a primeira demonstração pública de afeto entre os dois políticos. Em julho deste ano, o argentino visitou o ex-presidente Lula na prisão em Curitiba (PR), onde defendeu a inocência do petista. Já em agosto, quando a chapa encabeçada por Fernandéz ganhou as eleições primárias, Lula os parabenizou pelo resultado, no Twitter.

A relação do argentino com o atual presidente do Brasil, no entanto, não é de proximidade. Jair Bolsonaro (PSL) criticou a chapa da qual Fernandéz faz parte publicamente e afirmou que uma possível vitória dos candidatos peronístas poderia transformar a Argentina em uma Venezuela.

Em resposta, o argentino afirmou que não iria responder às afirmações do militar. Ele também já disse para Bolsonaro “ficar tranquilo” sobre a possibilidade da economia argentina se fechar com sua vitória.

> Disparada do dólar aumenta o drama da eleição na Argentina

> Veja o que prometem as duas principais chapas das eleições presidenciais argentinas

Alberto FernándezCristina KirchnereleiçõesJair BolsonaroLula