Eleição americana pode ser decidida hoje; Biden está a um passo da vitória

A disputa eleitoral pela presidência dos Estados Unidos pode ser concluída nesta quinta-feira (5), com a definição da apuração em alguns estados-chave.

>Biden se aproxima da Casa Branca, enquanto Trump ameaça ir à Justiça

De acordo com a Associated Press, Joe Biden continua com 264 votos no colégio eleitoral e lidera dois desses estados – caso vença em um deles, Biden conquista os 270 votos necessários para chegar à Casa Branca. Donald Trump segue com 213 votos, e depende não apenas de vitórias em série nestes estados, mas como de viradas, para garantir a reeleição.

São dois os estados que devem atrair a atenção nesta quinta-feira: em Nevada, estado com seis delegados, a corrida é apertada: Biden está 0,6 ponto à frente de Trump, numa vantagem de 7.647 votos, com ainda cerca de 190 mil cédulas a serem contabilizadas. Os estado deve divulgar novas parciais nesta quinta.

Outro que divulgará resultados atualizados é a Georgia, que garante 16 votos no colégio eleitoral. Lá, Trump lidera por 23 mil votos, mas ainda há 260 mil votos a serem apurados. O padrão visto no estado sugere que Trump poderá perder a votação no estado por conta dos votos que vieram do correio – ontem pela manhã, a vantagem do republicano na Georgia era de 102 mil votos.

Segundo a Associated Press, Biden venceu a disputa no Arizona, estado onde a apuração continua – lá, o democrata tem 68 mil votos de vantagem contra Trump, com ainda 470 mil votos a serem calculados.

>O que a mudança no eleitorado de Trump indica para as eleições no Brasil

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!