Em transmissão de jogo, TV Brasil agradece e manda abraços a Bolsonaro

Contrariando sua proposta de independência, a TV Brasil saudou publicamente o presidente Jair Bolsonaro e membros do governo durante uma de suas maiores audiências já registradas. A emissora pública, vinculada ao governo federal, transmitiu na terça-feira (13)o jogo Peru 2 x 4 Brasil, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

Ainda durante o primeiro tempo, o narrador do canal, André Marques, saudou o presidente: "Um abraço especial para o presidente Jair Bolsonaro, que está assistindo ao jogo. Um abraço, presidente", disse o apresentador.

No segundo tempo, a mensagem foi mais institucional – e também destinada a outros agentes públicos. "Em nome da secretaria especial de comunicação social da Empresa Brasil de Comunicação e do secretário Fabio Wajngarten, agradecemos à CBF, nas pessoas do presidente Rogerio Caboclo, do secretário-geral Walter Feldman e do diretor Eduardo Zerbini. E um abraço especial também ao presidente Jair Bolsonaro, que está assistindo ao jogo", leu o narrador.

A transmissão do jogo pelo canal estatal foi uma decisão tomada às pressas – e definida apenas duas horas antes do início da partida. Com a negativa da TV Globo em transmitir a partida, apenas o canal EI Plus, da TV fechada, iria transmitir a partida, ocorrida na capital peruana. O governo federal não revelou quanto custou a aquisição dos direitos de transmissão da partida, que era da Federação Peruana de Futebol.

A TV Brasil foi criada em 2007. Em seu site, a emissora se define como "uma televisão pública nacional, independente e democrática". A emissora, criada durante o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (2006-2010), foi alvo de constantes críticas do então candidato Jair Bolsonaro. Em 2018, em uma das primeiras entrevistas que deu após ser eleito presidente, Bolsonaro disse que pretendia extinguir ou privatizar o canal, apelidado por ele de "TV do Lula".

> STJD pune atleta Carol Solberg por protesto contra Jair Bolsonaro
> Fundação Palmares tira nome de Marina Silva da lista de personalidades negras

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!