Servidores do meio ambiente protestam contra Salles e Bolsonaro em Brasília

Servidores do meio ambiente protestam neste sábado (5) contra o presidente Jair Bolsonaro e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Aos gritos de “Bolsonaro sai, Amazônia fica”, “Fora Salles” e “Amazônia ou Bolsonaro, de que lado você está?”, os manifestantes exibem faixas e um boneco inflável de Bolsonaro com uma motosserra suja de sangue no lugar da faixa presidencial. Além de servidores, o ato conta com a presença da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

O ato é organizado pela Associação Nacional dos Servidores de Meio Ambiente (Ascema), que apresentou ontem o dossiê Cronologia de um desastre anunciado: Ações do governo Bolsonaro para desmontar as políticas de meio ambiente no Brasil. O documento será enviado ao Congresso Nacional, à Comissão de Liberdade de Expressão da Organização das Nações Unidas (ONU), ao Human Rights Watch e à Anistia Internacional.

O objetivo do documento é denunciar os desmontes da legislação ambiental brasileira por parte do ministro Ricardo Salles e do presidente Jair Bolsonaro. “São inúmeros os ataques ao meio ambiente e aos servidores com perseguições, assédio, censura e ações que visam intimidar a atuação dos servidores em defesa da lei”, diz a entidade.

Mais tarde, às 18h, está previsto um ato virtual com a participação de personalidades, artistas e parlamentares em referência ao dia da Amazônia. A data busca conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância desse patrimônio natural, que representa um terço das florestas tropicais do mundo, além de conter mais da metade da biodiversidade do planeta. O dia foi escolhido por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) identificou 6.803 incêndios na região amazônica em julho de 2020, em comparação com 5.318 no ano anterior, um aumento de 28%.

Servidores do Ibama dizem que reforma administrativa dificulta fiscalização

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!