Encontro vai discutir desafios socioambientais e nova categoria do Prêmio Congresso em Foco

Um café da manhã vai reunir, nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, parlamentares e lideranças ambientalistas para trocar análises e discutir formas de fortalecer a pauta socioambiental. No encontro, que será realizado no Salão Nobre da Câmara, a partir das 8h30, será lançada oficialmente a categoria especial “Parlamentares pelo Clima & Sustentabilidade” do Prêmio Congresso em Foco 2019, concedida pelo site em parceria com o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Para estar apto a concorrer nessa categoria, por exemplo, o deputado ou senador terá de ter alguma relação com o tema, como projetos de lei, participação em frentes parlamentares relacionadas ao meio ambiente, e discursos ou outro tipo de atuação na área. Além disso, claro, não pode responder a acusações criminais e precisa ter exercido o mandato por ao menos 60 dias em 2019, a exemplo do que se exige nas categorias gerais (“Melhores Deputados” e “Melhores Senadores”).

Os detalhes serão apresentados pelo fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, durante o café da manhã, que deve contar com a presença, entre outros, de parlamentares e dos ex-ministros do Meio Ambiente Marina Silva e Sarney Filho.

Com a nova categoria do prêmio e o encontro no Dia Mundial do Meio Ambiente, o IDS espera aumentar o engajamento de congressistas na pauta socioambiental, explica André Lima, coordenador do projeto Radar Clima e Sustentabilidade, do instituto. “Queremos valorizar a agenda positiva e inspirar parlamentares a aderirem ao tema, reforçando a ideia de que a pauta socioambiental também traz visibilidade”, diz.

Como noticiamos na última sexta-feira (31), o Congresso em Foco e o IDS fecharam uma parceria que inclui, além do apoio à categoria especial, o fortalecimento da cobertura jornalística da pauta socioambiental.

O encontro da próxima quarta é organizado pelas frentes parlamentares do Meio Ambiente e de Defesa dos Povos Indígenas, pelas comissões de Meio Ambiente da Câmara e do Senado e tem o apoio do Congresso em Foco, do IDS, da Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), do Instituto Ethos e da Fundação SOS Mata Atlântica. Na ocasião também será lançada a publicação Legislação sobre Meio Ambiente, 3ª edição, de iniciativa da Consultoria Legislativa e Edições Câmara.

>> Davi Alcolumbre anuncia que vai deixar caducar MP do Código Florestal

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!