Cerca de 500 moradores de Barão de Cocais (MG), a 100 quilômetros de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8) por causa da Barragem Sul Superior da Mina de Gongo Seco, da mineradora Vale.
A prefeitura do município informou, em nota, que foi acionado o nível 2 de risco da barragem. A decisão foi tomada diante de observações e monitoramentos feitos pela Agência Nacional de Mineração, a Defesa Civil do estado e do município e pela Vale.
O alerta ocorre duas semanas depois o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). Até a última quinta (8), haviam sido confirmados 157 mortos na tragédia, enquanto outros 182 seguem desaparecidos.
De acordo com a nota da prefeitura de Barão de Cocais, a informação até agora é de que há um desnível na estrutura. Seguindo recomendações da mineradora e dos órgãos do setor mineral, os moradores das comunidades do Socorro e áreas próximas foram retirados em ônibus da Vale e veículos de apoio.
A retirada foi feita por precaução, diz a nota. Os moradores foram encaminhados para o Ginásio Poliesportivo da cidade, onde ficarão abrigados temporariamente.