Voto impresso pode “criar o caos”, diz vice-presidente da Câmara

O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou ser contra o projeto do voto impresso. Em um vídeo, o parlamentar diz que já apoiou a ideia, mas que "estava errado". "A impressão do voto pode ser o principal instrumento para deslegitimar e criar o caos nas próximas eleições", defende.

Veja vídeo abaixo:

Ainda segundo o deputado, "o voto impresso é um problema para uma solução que já está posta".

Na segunda-feira (28), o relator da PEC 13/19, do voto impresso, Filipe Barros (PSL-PR), apresentou relatório favorável à proposta à comissão especial. A sessão foi suspensa após a leitura do voto por pedido de vista conjunta e deve ser retomada na quinta-feira (1).

A proposta é de autoria da deputada bolsonarista Bia Kicis (PSL-DF), que preside a CCJ, mas tem sofrido pressão na Casa. Presidentes de onze partidos fecharam posição a favor do sistema atual de votação, pela urna eletrônica, contra a proposta do voto impresso que tramita na Câmara. Parte dos líderes que estavam na reunião são do Centrão.

O projeto é caro ao governo federal, uma vez que Jair Bolsonaro insiste em alegar que houve fraude nas eleições que o sagraram presidente em 2018. Até hoje, Bolsonaro não apresentou provas que sustentem suas acusações.

No último dia 21, o corregedor do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Felipe Salomão, deu prazo de 15 dias para que o presidente apresente as provas.

> Filipe Barros apresenta parecer favorável à PEC do voto impresso

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito. Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo