Simone Tebet fecha aliança com Podemos e Cidadania no Senado

A candidata a presidente do Senado Simone Tebet (MDB-MS) conseguiu nesta quarta-feira (13) o apoio do Cidadania, que tem três senadores. O Congresso em Foco apurou que o Podemos também vai embarcar na aliança e o anúncio será feito nesta tarde.

Os congressistas do Podemos se reunirão com os do PSDB às 15h30. A expectativa é que o Podemos anuncie apoio a Simone e o PSDB libere os senadores para apoiar o candidato de preferência.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

Os senadores José Serra (PSDB-SP) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) já manifestaram apoio a Simone nesta tarde, mas há pelo menos três tucanos no Senado, de uma bancada de sete, que preferem o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Apesar da maior parte do Podemos apoiar Simone, os senadores Romário (Podemos-RJ)  e Marcos Do Val (Podemos-ES) vão votar no candidato do DEM.

Sem considerar as dissidências,  MDB, Podemos e Cidadania formam juntos um bloco de 27 senadores. O principal concorrente da emedebista é Pacheco, que já tem um bloco com 38 senadores. O mineiro é apoiado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e endossado pelo presidente Jair Bolsonaro.

>Rodrigo Pacheco atrai PP e se aproxima da maioria do Senado

A senadora do MDB passou a manhã em reunião com a bancada do Podemos. A confirmação dos apoios acontece um dia depois de sua candidatura ser anunciada pelo MDB.

Mesmo com a atual desvantagem no tamanho dos blocos, aliados de Simone no Podemos creem que ela é competitiva na disputa. "Davi Alcolumbre é bom de saída e ruim de chegada! Estava na frente na disputa pela prefeitura de Macapá e perdeu a eleição. Estava ganhando no STF por 5x0 e perdeu por 6x5", disse um senador do partido ao site.

>“Acho estranho, mas respeito”, diz Braga sobre PT e Bolsonaro juntos no Senado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!