Senado convoca sessão remota para votar calamidade pública na sexta

A presidência do Senado convocou os senadores para uma sessão extraordinária nesta sexta (20). Por meio do Sistema de Deliberação Remota, será analisado o pedido de reconhecimento de calamidade pública que foi encaminhado pelo governo e aprovado pela Câmara na quinta (18).

Mais cedo, o Congresso em Foco adiantou que líderes do Senado queriam votar o pedido feito pelo governo até o fim da manhã de sexta.

“Acertamos que até as 11h de amanhã (20), com ou sem sistema remoto de votação, aprovaremos o Decreto de Calamidade Pública por entendimento ou contrasenha por telefone”, disse o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM).

> As últimas notícias sobre a pandemia de covid-19 no Brasil

O emedebista disse nas redes sociais ter tomado essa decisão junto com o presidente interino do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), e o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO).

Anastasia está no comando interino do Senado porque é o 1º vice-presidente e o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) está em quarentena após ter sido confirmado com coronavírus.

O texto, cujos efeitos valem até o dia 31 de dezembro de 2020, permite o governo descumprir a meta fiscal deste ano e ampliar o déficit previsto de R$ 124,1 bilhões. O estado de calamidade também abre caminho para que não haja contingenciamento daqui para frente, mas não desobriga o cumprimento da regra de ouro nem do teto de gastos.

Leia a íntegra da convocação feira pela Secretaria-Geral da Mesa 

A Presidência comunica que será realizada amanhã, sexta-feira, dia 20 de março, às 11 horas, Sessão Deliberativa Remota do Senado Federal, nos termos ao Ato da Comissão Diretora nº 7, de 2020, tendo como único item da pauta o Projeto de Decreto Legislativo nº 88, de 2020, que reconhece, para os fins do disposto no art. 65 da Lei Complementar n° 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020.

As Senadoras e os Senadores receberão instruções, oportunamente, para conexão ao Sistema de Deliberação Remota do Senado Federal.

Secretaria-Geral da Mesa

Câmara aprova projetos para combate ao coronavírus

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!