Renan Calheiros vai apresentar projeto para soltar hackers da Lava Jato

O ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL) disse neste domingo (7) que que vai apresentar um projeto que dá anistia aos hackers que revelaram diálogos entre o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro e procuradores da agora extinta força tarefa da Lava Jato. “A contribuição para democracia justifica tirá-los da cadeia e incluí-los no Panteão da Pátria", disse.

Os diálogos mostrados pela #vazajato tiveram grande importância para que o Brasil soubesse o que estava sendo feito...

Publicado por Renan Calheiros em Domingo, 7 de fevereiro de 2021

Renan Calheiros  responde a nove inquéritos na Justiça, quase todos decorrentes da Operação Lava Jato.

Na última segunda-feira (1º), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski tornou públicas conversas entre Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato.

O material foi apreendido na Operação Spoofing, que apura a invasão de celulares de autoridades, como Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol. As conversas integram processo em trâmite na 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal no qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu acesso às mensagens.

Lewandowski já tinha atendido ao pedido da defesa de Lula. Porém, na última segunda o ministro também tornou o material público. A liberação abrange todas as mensagens que citem Lula direta ou indiretamente e que estejam relacionadas as investigações e ações movidas contra o petista no Brasil ou no exterior.

A decisão permite que a defesa do ex-presidente acesse cerca de 50 páginas de mensagens trocadas entre Deltan, Moro e outros membros da operação Lava Jato.

Uma parte do diálogo já veio a público e mostra Moro orientando os procuradores sobre como apresentar a denúncia contra o petista no caso do triplex do Guarujá.

As mensagens basearam a série de reportagens apelidada de "Vaza Jato", produzida pelo site The Intercept Brasil.

Sergio Moro se manifestou por meio de uma nota publicada em seu perfil no Twitter:

Leia a íntegra do material liberado por Lewandowski: 

>Lewandowski autoriza inquérito contra Pazuello

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!