PSDB declara apoio a Rodrigo Maia na disputa à presidência da Câmara

O PSDB vai apoiar a candidatura à reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O líder da bancada tucana, Nilson Leitão (MT), afirmou ao Congresso em Foco que vê como “natural” o apoio a Maia. “O DEM sempre esteve com o PSDB”, explica. 

De acordo com ele, o líder do PSDB na próxima legislatura, Carlos Sampaio (PSDB-SP), foi um dos principais apoiadores da candidatura anterior de Maia. E o partido, ressalta, não se arrepende da decisão. "O Rodrigo conduziu a presidência em um momento dificílimo, após impeachment, e conseguiu controlar e manter o equilíbrio", elogia. Maia tem o apoio de mais de dez partidos, inclusive o PSL do presidente Jair Bolsonaro.

> Maia ganha apoio do PPS, mas acordo com o PSL cria atritos com outros aliados

Nilson Leitão afirma que houve uma conversa com os deputados eleitos para a próxima legislatura e nenhum deles se opôs à reeleição de Maia. O PSDB está entre os partidos que mais encolheram na última eleição: a legenda emplacou apenas 29 deputados, ante os 54 eleitos em 2014.

O líder da legenda acredita em uma possível vitória do deputado do DEM ainda no primeiro turno da disputa, mas vê como forte oponente o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG). Embora não acredite em um apoio massivo de bancadas a Ramalho, Nilson Leitão entende que o primeiro vice-presidente da Casa conta com a simpatia de muitos parlamentares. "Ele agrada muito individualmente os deputados, de vários partidos", finaliza.

>  “Apoio do PSL não é apoio de Bolsonaro”, diz Fábio Ramalho após encontro com o presidente
Kim Kataguiri se lança à disputa da presidência da Câmara: “Existe pragmatismo na minha candidatura”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!