Planalto vai reconstruir novo programa social e conversa com Congresso

O líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), reforçou nesta quarta-feira (16) a mensagem do senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do orçamento de 2021, e disse que o Poder Executivo vai debater com o Legislativo para refazer a ideia de um novo programa social. “Estamos reconstruindo”, disse o deputado ao Congresso em Foco.

De acordo com Barros, o diálogo com líderes do Congresso sobre o assunto só vai começar a acontecer na semana que vem. Na terça-feira (15), o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), já havia dito que nesta semana o foco de deputados e senadores estão nas convenções partidárias das eleições municipais e que a partir de segunda-feira (21) uma conversa entre Planalto e Congresso voltaria a acontecer.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

Um dia depois do presidente Jair Bolsonaro falar que está “proibido falar a palavra Renda Brasil”, o senador Márcio Bittar disse que obteve o aval de Bolsonaro para incluir no orçamento de 2021 um novo programa social. No entanto, nem o senador, nem o líder do governo deram detalhes de quantas pessoas vão ser alcançadas pelo programa, quanto seria o valor dele e a fonte de financiamento.

Bittar participou de duas reuniões com Bolsonaro nesta quarta e de outra com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

O governo tenta se equilibrar na iniciativa porque mesmo com se houver receitas, o programa social precisa obedecer a regra do teto de gastos, que proíbe gastos acima da inflação. A ideia da equipe econômica é cortar gastos obrigatórios da União, mas o presidente tem sido resistente a congelar benefícios de aposentados, paralisar o valor salário mínimo e cortar outros benefícios como o abono salarial e o seguro-defeso.

> Ampliar Bolsa Família exige cortes em outros benefícios, dizem economistas

> As últimas notícias da pandemia de covid-19

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!