Maia consulta partidos à esquerda para decidir entre Baleia e Aguinaldo

O presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) tenta atrair a esquerda para compor o seu bloco e definir seu candidato à sucessão na Câmara. Para levar o plano adiante, ele está consultando deputados de partidos de esquerda e centro-esquerda a respeito da viabilidade das candidaturas de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP). O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), corre por fora. "Como o Marcos fez a opção de não integrar o bloco, a vaga está polarizada entre Aguinaldo e Baleia", disse o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), ao Congresso em Foco.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

"Buscamos esse campo das oposições para definir o candidato a presidente, mas também para construir um bloco que ultrapasse 257 deputados", afirmou o líder do DEM. A formação de um bloco é importante para a disputa dos demais cargos da Mesa Diretora.

Candidato do Centrão, Arthur Lira (PP-AL) tem avançado sobre a centro-esquerda e a esquerda, sinalizando com cargos na Mesa e inclusão de projetos na pauta caso seja eleito. Maia em sido criticado por aliados por demorar a definir o candidato que terá seu apoio e atribuem a morosidade à convicção que ele tinha de que o Supremo Tribunal Federal liberaria sua candidatura à reeleição. Ele nega que tivesse a intenção de concorrer a um novo mandato.

Entre Aguinaldo e Baleia, Maia tenta definir hoje seu candidato

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!