Guedes e Weintraub devem comparecer ao Congresso nesta semana

O ministro da Economia, Paulo Guedes, deve participar nesta terça-feira (14) de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento do Congresso (CMO), para debater a proposta de Lei de Orçamentária de 2020 com senadores e deputados. O encontro estava previsto para o dia quinta-feira (09), mas acabou sendo adiado em função da participação de Guedes na Comissão Especial que analisa a reforma da Previdência.

O ministério da Economia ainda não confirma a presença do ministro na audiência, mas caso compareça, esta será a quarta ida do ministro ao Congresso desde março, três delas em função da reforma da Previdência. Desta vez, Guedes participa da reunião em meio à repercussão das declarações do presidente Jair Bolsonaro, neste domingo, sobre a correção da tabela do imposto de renda.“Eu falei com o Paulo Guedes que este ano, no mínimo, temos que corrigir,de acordo com a inflação, a tabela do ano que vem”, disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

O ministro da Educação,  Abraham Weintraub, também deve comparecer ao Congresso, na quarta-feira (15). Ele é esperado na Comissão de Educação da Câmara. Esta será a primeira audiência pública de  Weintraub como ministro. Ele assumiu a pasta no início de abril, depois da demissão de Ricardo Vélez Rodríguez. A audiência está marcada para o mesmo dia em que estudantes e profissionais da educação prometem realizar paralisações e manifestações em todo país por causa do bloqueio de parte do orçamento das universidades federais e também da educação básica.

PDT e PSol recorrem ao Supremo Tribunal Federal para tentar reverter o contingenciamento. A ação protocolada pelo PDT, solicitando que o decreto que impôs o bloqueio seja considerado inconstitucional, será avaliado pelo Plenário do Supremo, por decisão do relator, ministro Celso de Mello.

Supremo vai julgar bloqueio de 30% no orçamento do ensino superior

Questionado por cortes, ministro da Educação nega: “houve contingenciamento”

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!