Fux, Pacheco, Lira e Bolsonaro se reúnem para debater relação entre poderes

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e da República, Jair Bolsonaro, tem reunião agendada para às 11h desta quarta-feira (14), na sede da suprema corte. Os quatro nomes à frente dos três poderes da República vão debater os limites constitucionais das relações entre os poderes.

A ideia da reunião partiu de Fux, durante encontro com Bolsonaro nesta segunda-feira (13).

O chefe do Judiciário convidou Bolsonaro para conversar no intuito de propor uma trégua nos ataques recorrentemente feitos pelo chefe do Executivo. Nas últimas semanas Bolsonaro protagonizou uma escalada de disparado não apenas contra membros do Legislativo (caso de alguns senadores da CPI da Covid), como também do Judiciário. Um dos alvos foi o ministro Luís Roberto Barroso.

Fux já disse publicamente que pediu, no encontro com Bolsonaro, que este respeitasse os limites da Constituição. Além dos seguidos ataques do presidente e de seus apoiadores aos outros poderes, Bolsonaro tem atentado contra a democracia, ao dizer que não aceitará o resultado das eleições, caso o sistema atual seja alterado para o chamado "voto impresso". A nova rodada de conversas deve significar, portanto, mais uma tentativa de colocar freios.


> Câmara aprova PL que põe fim aos supersalários no serviço público

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.

JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo