Deputados do DEM traem Maia e apoiam Lira

A bancada do DEM, com 29 deputados, está dividida na disputa pela sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa. Embora Maia seja o principal articulador da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP), parte dos deputados do partido do presidente da Casa está com Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Aliados do líder do PP afirmam que até 20 deputados do DEM podem votar nele. A votação é secreta, o que facilita "traições". Defensores de Baleia Rossi no DEM, no entanto, afirmam que as dissidências na bancada devem chegar a oito, incluindo os ministros Onyx Lorenzoni (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura), que voltarão à Câmara apenas para votar.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

O Congresso em Foco apurou que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, entrou em campo para tentar reverter os votos pró-Arthur Lira. O ex-prefeito de Salvador estava até então mais focado na disputa do Senado, onde o DEM concorre com Rodrigo Pacheco (MG).

Um dos votos que aliados de Baleia no DEM dão como perdido é o de Elmar Nascimento (DEM-BA), que é ligado ao governo federal e tem indicação na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf).

O governo, que quer Lira na presidência da Câmara, começou a demitir pessoas indicadas por deputados que vão votar no emedebista. O Congresso em Foco ouviu deputados do DEM que apoiam Lira. Eles reclamaram do processo de escolha que levou Maia a definir Baleia Rossi como candidato a presidente.

Há queixas de que a bancada do partido não foi consultada sobre a disputa na Câmara e que nomes do DEM que queriam concorrer, como Elmar Nascimento e Luis Miranda (DF), foram ignorados pelo presidente da Câmara.

Outro motivo alegado é a entrada de partidos de esquerda (PT, PSB, PDT, PCdoB e Rede) no bloco de Baleia. "Historicamente o Democratas sempre combateu politicamente a esquerda. Arthur dialogou com os deputados, apoia nossas bandeiras", disse um deputado do partido sob reserva.

Os deputados Elmar Nascimento e Luis Miranda apoiam publicamente Lira e têm viajado com ele em atos de campanha. Nas viagens para conseguir votos, o líder do PP chegou a se reunir com dois governadores do DEM, o de Goiás, Ronaldo Caiado, e o de Tocantins, Mauro Carlesse.

Caiado recebeu Lira na semana passada, junto com a bancada goiana na Câmara. Nesta quarta-feira (20) foi a vez de Rodrigo Maia e ACM Neto se encontrarem com o governador para reforçar seu apelo por Baleia Rossi.

> Câmara confirma PSL no bloco de Lira e deputado tem maior grupo

> Fábio Ramalho aposta na “rebelião” do baixo clero para presidir a Câmara

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!