Nunes Marques autoriza motoboy a não comparecer em depoimento na CPI

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na noite desta segunda-feira (30) o motoboy Ivanildo Gonçalves da Silva a não comparecer a reunião da CPI da Covid agendado para esta terça-feira (31), onde seu depoimento era aguardado. Nunes Marques atendeu a um pedido da defesa para evitar que ele produzisse provas contra si mesmo.

Com a decisão de Nunes Marques, não se sabe se a reunião desta terça-feira será mantida com algum depoimento. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, disse que respeitará a decisão de Nunes Marques, mas irá recorrer dela)

Ivanildo é apontado como responsável de sacar R$ 4,74 milhões em nome da empresa que fornece logística para o Ministério da Saúde. Há a suspeita de que a VTC Log, ligada ao escândalo de vacinas da Covaxin, tenha cometido irregularidades na sua prestação de serviços para a pasta comandada hoje por Marcelo Queiroga.

Em sua decisão, Nunes Marques garantiu a faculdade de Ivanildo "comparecer, ou não, perante a CPI da Pandemia para a qual foi convocado". Caso opte por comparecer, Nunes Marques o garantiu o direito ao silêncio, podendo não responder. Ele poderá estar acompanhado de advogado durante a reunião. Ivanildo também não será submetido ao compromisso de dizer a verdade e não poderá sofrer constrangimentos físicos ou morais durante a reunião.


> Aziz, exclusivo: erros de Bolsonaro mataram muitas pessoas
> Para Humberto Costa, Bolsonaro contaminou brasileiros de propósito

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo