Congresso fará primeira sessão para votar vetos em 2020

O senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, deu como certa a realização de uma sessão do Congresso Nacional nesta quarta-feira (12) para analisar vetos presidenciais. “Está mantida para amanhã. Estamos trabalhando isso, estou correndo para acertar tudo com o pessoal. Estou tentando fazer o acordo”, disse ao Congresso em Foco.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou a data da sessão por meio do Twitter.

Os vetos que geram mais resistência entre deputados e senadores são os no saneamento básico e na prorrogação na desoneração na folha de pagamento. Os dois não serão analisados na quarta, mas sim outros 17 vetos, como os no pacote anticrime, e 7 pedidos de crédito suplementar. Leia a íntegra da pauta da sessão.

Também estão marcadas sessões para os dias 19 de agosto e 2 de setembro. São cerca de 40 vetos pendentes de análise que foram acumulados desde o final de 2019. Deputados e senadores ainda não fizeram nenhuma sessão conjunta para analisar vetos em 2020, além da falta de acordo político, as adaptações para o sistema de votação remoto durante a pandemia dificultaram a reunião.

> Bernard Appy: PL de Guedes pode desviar atenção de reforma tributária ampla

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!