Compartilhamento de fake news é organizado por milícias digitais. Veja vídeo

O Congresso em Foco e a Agência Pública explicam neste vídeo feito exclusivamente para o Canal Reload o esquema de compartilhamento de notícias falsas para atacar opositores de Jair Bolsonaro.

Dentre as pessoas que acusam Bolsonaro de pagar milicianos digitais para disseminar notícias falsas, estão os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-aliados do presidente. Segundo a deputada, os bolsonaristas tem quase meio milhão de reais em verba pública para financiar as fake news.

O vídeo também fala sobre perfis de apoiadores do presidente que vêm fazendo postagens contra o isolamento social durante os meses mais críticos da pandemia e que o financiamento desses movimentos digitais são realizados com dinheiro público.

Reload

O Reload é uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital.

Voltado para o público jovem, o Reload remixa conteúdos de ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil . O conteúdo do canal pode ser encontrado no Instagram e no Twitter, no Facebook e também no YouTube.

> Saiba mais sobre o Reload aqui. 

> Situação do MEC é tema de vídeo de estreia do Reload

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!