Com covid-19, presidente do Senado pede “diálogo construtivo” entre poderes

Em isolamento por ter sido infectado pelo coronavírus, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), divulgou uma nota em que reconhece que o Brasil está enfrentando a maior crise de sua história recente. No comunicado, assinado em conjunto com o presidente interino do Senado, Antônio Anastasia (PSD-MG), Davi diz que, neste momento,“é vital que haja plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação”. O posicionamento foi divulgado neste domingo (22).

> Coronavírus: prevenção, sintomas e o mapa atualizado da covid-19

Leia a nota na íntegra. 

Manifesto da presidência do Senado pela Unidade de Ação

Estamos enfrentando a maior crise da história recente de nosso país. Medidas sem precedentes estão sendo adotadas para superar a pandemia e outras, ainda mais severas, certamente deverão ser implantadas. 

Neste momento, é vital que haja plena harmonia e integração entre todos os poderes públicos, de todas as esferas da federação. As ações devem ser coordenadas e integradas, de forma a otimizar os seus resultados, conforme a melhor orientação dos especialistas.

Devemos superar conflitos e discussões inoportunas. Acusações e mal-entendidos tem ocorrido com frequência nos últimos dias entre autoridades e as quais não nos levam a lugar nenhum, especificamente quanto ao controle da  pandemia.

O povo brasileiro merece o melhor de todos nós. Com seriedade, equilíbrio, bom senso e, sobretudo, eficiência.

Não há sentido e nem espaço para protagonismo político ou ideológico; de se procurar culpados ou de atacar instituições. É hora de agir. Com urgência, responsabilidade, equilíbrio e competência.

O Senado é a Casa da federação. Temos a obrigação constitucional de representar os estados e velar pela harmonia federativa. Assim, o Senado Federal insta e apoia os governos federal, estaduais e municipais a buscarem pronta unidade de ação, de forma integrada e compartilhada, sem arroubos ou conflitos. 

O Senado aguarda o diálogo construtivo entre estes poderes para a realização desta tarefa grave e urgente.

Assinam este manifesto:
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal;
Antônio Anastasia
Vice-presidente do Senado Federal.

> As últimas notícias sobre a pandemia de covid-19 no Brasil

 

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!