Câmara aprova reforma do Imposto de Renda

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 398 votos a favor, 77 contra e cinco abstenções, o PL 2.337/2021, que promove a reforma do Imposto de Renda. Os deputados devem votar os 26 destaques ao texto nesta quinta-feira e, após a conclusão, o texto seguirá para o Senado Federal.

> Como votou cada deputado

O projeto institui a taxação de lucros e dividendos, amplia a faixa de isenção para assalariados e aposentados e reduz o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (veja as principais mudanças aprovadas).

Após a aprovação, o presidente Arthur Lira (PP-AL) agradeceu a aprovação do texto. "Este não é um projeto de governo - é um projeto de Estado, é um projeto de Câmara e de todas as lideranças que tiveram um trabalho árduo de convencimento", disse. "A gente sempre consegue o que é possível, em detrimento do que é o ideal. Este projeto inova no Brasil ao fazer a cobrança de dividendos, promovendo justiça social."

Após acordos envolvendo a bancada e o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), ficou definido que o limite de isenção do imposto de renda passa de R$ 1.903,98 para R$ 2.500,00. Também aumentou a tributação sobre a renda e o patrimônio reduzindo a tributação das empresas.

Até o início da semana, não havia acordo para a votação no texto na Casa. O problema, alegavam líderes, eram entraves nas questões que envolviam estados e municípios. Tais entraves, no entanto, parecem ser resolvidos, com a Oposição na Câmara indicando o apoio ao texto na Casa.

> Veja como cada deputado votou na reforma do Imposto de Renda

> Como cada senador votou na derrubada da “minirreforma trabalhista”

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo