Bolsonaro recebe deputados suspensos do PSL para discutir fim de punição

O presidente Jair Bolsonaro vai receber na noite desta quarta-feira (26) deputados que foram suspensos pelo PSL. O encontro não está na agenda oficial do chefe do Poder Executivo, mas foi confirmado pelo Congresso em Foco com um dos convidados.

Bolsonaro vai passar a tarde desta quarta em Ipatinga, interior de Minas Gerais, e a reunião com os deputados deve acontecer à noite.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

Sob a alegação de estarem participando da fundação de um novo partido, o Aliança Pelo Brasil, 12 deputados foram suspensos das atividades partidárias em março deste ano. O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, confirmou ao site no dia 14 de agosto que há negociação para antecipar o fim da punição, que está prevista para acabar em janeiro de 2021.

> PSL negocia fim de punição a deputados, mas evita falar em volta de Bolsonaro

Com a punição, os deputados ficam proibidos de assumir cargos de líder, vice-líder e de ter voto em decisões internas da legenda, como na escolha para líder.

Os deputados afastados são Aline Sleutjes (PR), Bibo Nunes (RS), Carlos Jordy (RJ), Caroline de Toni (SC), Daniel Silveira (RJ), General Girão (RN), Filipe Barros (PR), Cabo Junio Amaral (MG), Hélio Lopes (RJ), Márcio Labre (RJ), Sanderson (RS) e Vitor Hugo (GO).

Outros cinco, apesar de condenados pelo partido, não foram punidos por estarem sob proteção de uma decisão liminar da 1ª Vara Cível de Brasília. São eles  Eduardo Bolsonaro (SP), Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Ale Silva (MG) e Chris Tonietto (RJ).

No segundo semestre de 2019, Bolsonaro travou uma disputa com Bivar pelo controle do PSL. O processo culminou na saída do presidente da República do partido. Há dois meses começou um processo de reaproximação de Bolsonaro com setores da legenda.

> Bolsonaro decide sair do PSL e fundar novo partido

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!