Benedita da Silva, Erundina, José Serra… Saiba quem são os mais idosos do novo Congresso

Com renovação expressiva, Câmara e Senado darão posse aos eleitos no dia 1º de fevereiro de 2019. A idade média dos 594 integrantes é de 50,9 anos, tendo o senador José Maranhão (MDB-PB) como o mais idoso, com 85 anos.

Câmara tem 243 deputados novos e 251 reeleitos; renovação foi de 47,3%

MDB mantém maior bancada no Senado, que fica mais fragmentado e menos feminino

Veja abaixo a lista dos dez mais idosos do novo Congresso com base na data da posse.

85,4 anos

José Maranhão (MDB-PB)

Senador

José Targino Maranhão, mais conhecido como Zé Maranhão, é o mais idoso parlamentar do Congresso Nacional. Paraibano nascido em setembro de 1933 na cidade de Araruna, entrou para a política em 1955 quando se elegeu deputado estadual pelo PTB. Terá 85,4 anos em 1º de fevereiro de 2019.

84,2 anos

Luiza Erundina (Psol-SP)

Deputada

Paraibana de Uiraúna, Luiza Erundina é a parlamentar mais idosa do Congresso Nacional e a segunda dentre os 594 integrantes das casas.  Aos 84 anos de idade exercerá seu sexto mantado na Câmara.

82,7 anos

Mauro Lopes (MDB-MG)

Deputado

Mineiro de Entre Folhas, Mauro Lopes completou 82 anos em maio e em 2019 vai exercer pela sétima vez o mandato como deputado federal.

81,9 anos

Arolde De Oliveira (PSD-RJ)

Senador

Arolde de Oliveira é o segundo senador mais idoso da nova legislatura e o quarto de todo o Congresso. Nascido em 1937 na cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga, Arolde se elegeu senador depois de 36 anos como deputado federal. Terá 81,9 anos na data da posse.

78,1 anos

Luiz Antônio (DC-RJ)

Deputado

Luiz Antônio é o estreante mais idoso da Câmara. Aos 78 anos de idade, o carioca se elegeu com pouco mais de 50 mil votos.

Receba notícias do Congresso em Foco por e-mail
Mantenha-se informado com boletins de notícias enviados diretamente em seu e-mail
Você poderá cancelar a assinatura a qualquer momento

77,5 anos

Maria do Carmo Alves (DEM-SE)

Senadora

Maria do Carmo Alves completou 77 anos em agosto e continua seu mandato no Senado, casa que ingressou em 1999. É sergipana de Cedro de São João e casada com o também político João Alves.

77,3 anos

Carlos Bezerra (MDB-MT)

Deputado

Único mato-grossense da lista dos dez mais idosos, Carlos Bezerra nasceu em 1941 na Chapada dos Guimarães. Foi eleito pela primeira vez em 1975 para o cargo de deputado estadual de Mato Grosso. Completou 77 anos em novembro passado.

76,9 anos

José Serra (PSDB-SP)

Senador

Aos 76,9 anos, o paulistano José Serra é o 8º mais idosos do novo Congresso. Sem concorrer nas eleições deste ano, Serra continua seu mandato no Senado iniciado em 2015. Já foi ministro por três ocasiões, prefeito e governador de São Paulo e deputado federal.

76,8 anos

Jarbas Vasconcelos (MDB-PE)

Senador

Lasier Martins terá 76,8 anos no dia da posse do novo Congresso. É gaúcho de General Câmara e seu primeiro cargo eletivo foi justamente o de senador em 2015, cargo que alcançou com expressiva votação. Lasier prossegue no senado até 2023.

10º

76,8 anos

Benedita Da Silva (PT-RJ)

Deputada

Benedita Da Silva fecha a lista dos 10 mais idosos do novo Congresso. Com 76,8 anos na data da posse e nascida na cidade do Rio de Janeiro, Benedita é dez dias mais nova que Lasier Martins, o 9º da lista.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!