Pandemia revelou dificuldades na liberação de crédito para empresas, diz presidente do BNDES

A comissão mista que acompanha as medidas relacionadas à pandemia da covid-19 ouviu nesta terça-feira (16) o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano sobre as medidas de enfrentamento à covid-19 que o banco tem tomado.

O BNDES tem atuado na liberação de crédito de capital de giro para pequenas empresas, para o financiamento da folha de pagamento e abriu uma linha emergencial para financiar o aumento da oferta de leitos emergenciais, equipamentos, materiais e insumos para a assistência às vítimas da pandemia de coronavírus, entre outras ações.

Projeto contra fake news deve ficar para a próxima semana

O presidente do BNDES analisou que a dificuldade de acesso ao crédito por empresas é algo que já existia antes da pandemia e que apenas se revelou com ela. "A questão de acesso ao crédito para micro, pequena e média empresa no Brasil não é algo oriundo da crise. A crise só externalizou".

Segundo Montezano, a liberação do crédito de maneira mais eficiente é prioridade do banco e do governo federal. Para isso, são necessárias novas providências. "Saltou aos nossos olhos como a gente precisa trabalhar mais e ter mais medidas e ações estruturantes que facilitem e viabilizem o crédito para esse segmento empresarial, que gera tanto emprego, é tão importante para a nossa produtividade e empreendedorismo", disse.

O presidente também apresentou medidas de combate à pandemia, que foram tomadas pelo banco. Entre elas, a criação de um crédito emergencial de R$ 1 bilhão para a ampliação da oferta de leitos e aquisição de equipamentos médicos e hospitalares.

A comissão já ouviu os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni, bem como os presidentes da Caixa, Pedro Guimarães, e do Banco do Brasil, Rubem Novaes, este último na semana passada.

Veja o vídeo da reunião:

Governo tenta concluir votação do marco do saneamento na próxima semana

*Com informações da Agência Senado

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!