Agenda do Congresso: Recesso até 31 de janeiro

O Congresso Nacional está de recesso desde o dia 23 de dezembro. As atividades parlamentares estão suspensas até 31 de janeiro de 2011.

Em 1º de fevereiro de 2011, será feita a escolha dos novos presidentes da Câmara e do Senado. Eles dirigirão as Casas até 31 de janeiro de 2013.

Na Câmara, a tendência é eleger Marco Maia (PT-RS) para o comando da Casa. Ele venceu disputa interna que antes estava a favor de Cândido Vaccarezza (PT-SP). O PMDB concordou em apoiar o candidato do PT para os petistas apoiarem um nome peemedebista em 2013, possivelmente Henrique Alves (RN). Os oposicionistas PSDB e DEM já declararam voto em Marco Maia, que está na presidência da Câmara desde que Michel Temer (PMDB-SP) renunciou para se dedicar à vida de vice-presidente da República eleito.

No Senado, a tendência é manter José Sarney (PMDB-AP) no comando da Casa. Não há, até o momento, movimentos para trocar o presidente da instituição cuja credibilidade ainda está "abaladíssima" pela edição dos atos secretos, segundo a senadora eleita Ana Amélia. Se for confirmao no cargo, Sarney ocupará a presidência do Senado pela quarta oportunidade.

Veja vídeo da entrevista com Ana Amélia

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!