Agenda do Congresso – 11 a 15 de maio de 2009

 

PLENÁRIO

No plenário da Câmara, deputados e senadores se reúnem em sessão conjunta do Congresso para apreciar vetos presidenciais polêmicos (com divergências entre as lideranças) e consensuais, às 9h da quarta-feira (13).

Entre os vetos considerados polêmicos está o que impediu a concessão de reajuste de 16,66% dos valores de 2006 referentes a aposentadorias e pensões da Previdência, além dos projetos que recriam as superintendências do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam).

A criação do Programa Universidade para Todos (Prouni), definida no artigo 17 da Lei 11.096/2005, também está entre os vetos não consensuais. O artigo, que foi suprimido pelo presidente Lula, determina que a mantenedora de instituição de ensino superior que aderir ao Prouni receba isenção do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas; da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido; da Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS); e da Contribuição Social para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

 

Já entre os vetos de consenso está o atrelado ao artigo que autoriza as empresas integrantes do Supersimples (regime de tributação simplificada) descontar do valor único dos tributos o subsídio pago à empregada, como forma de prorrogação da licença maternidade (mecanismo previsto na Lei 11.770/08, que criou o Programa Empresa Cidadã).

COMISSÕES

 

TERÇA-FEIRA (12)

 

Comissão Mista de Orçamento
Audiência pública com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010.
Plenário 2, às 14h30.

 
QUARTA-FEIRA (13)

 

Comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado
Debate sobre a situação das fundações de apoio às universidades e o futuro do gerenciamento do setor de ciência e tecnologia. Foram convidados, entre outros, representantes do Ministério da Ciência e Tecnologia; do TCU; e de universidades federais.
Ala Senador Alexandre Costa, sala 13 do Senado, às 8h30.

 

Comissão Mista de Orçamento
Votação do PL 4/09 do Congresso, que concede crédito especial de R$ 6 bilhões ao Ministério das Cidades para a implementação do programa "Minha Casa, Minha Vida" e para a regularização fundiária de assentamentos em áreas urbanas.
Plenário 2, às 14h30.

 

Comissão Mista de Mudanças Climáticas
Vigília em defesa da preservação da Floresta Amazônica.
Plenário do Senado, às 18h30.

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!