Conselho de Enfermagem do DF vai processar bolsonaristas por ataques

O Conselho Regional de Enfermagem  do Distrito Federal (Coren-DF) divulgou nota sobre ataques feitos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro a profissionais de saúde. A organização afirmou que vai processar os agressores.

"O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) juntou todo o material probatório, identificou os agressores e vai processar cada um deles, pelos atos que praticaram hoje. A ignorância e a violência perpetrada contra a Enfermagem do Distrito Federal, em pleno Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, não ficará impune, será respondida judicialmente, para que não mais se repita", consta em trecho da nota.

>Apoiador de Bolsonaro faz tumulto em frente à delegacia onde Moro depõe

Em protesto realizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, nessa sexta-feira, 1º de maio, profissionais da saúde foram alvo de ataques por parte de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

“Vocês não vão destruir essa nação”, disse um dos homens de verde e amarelo, chamando os profissionais de “analfabetos funcionais” e “esquerdopatas”. “Nós vamos varrer os comunistas desta nação”, continuou ele. No vídeo, é possível ouvir pessoas pedindo para que os profissionais não reagissem às agressões.

Vestidos de jalecos e máscaras e empunhando cruzes, o grupo de enfermeiros e técnicos da área de saúde protestava de forma silenciosa . Uma faixa estendida pedia para as pessoas ficarem em casa, reforçando as medidas de isolamento social.

“O ato queria chamar atenção para a enfermagem nacional e tinha três objetivos centrais: defender o isolamento social com base científica, homenagear os trabalhadores da enfermagem de todo o Brasil que morreram lutando contra a Covid-19 e mostrar a importância da categoria”, informou o Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal em nota.

Apoiadores do presidente se aproximaram dos profissionais, xingando-os. O protesto foi encerrado após o episódio.

Veja o vídeo:

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!