Bolsonaro retoma acusações contra STF e falas distorcidas sobre pandemia

O presidente Jair Bolsonaro voltou à rotina de ataques contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Nesta quinta-feira (29), em conversa com apoiadores, ele acusou a suprema corte de divulgar notícias falsas contra o mandato dele. A fala de Bolsonaro foi em resposta a uma campanha divulgada na última quarta-feira (28), nas redes sociais da instituição, onde um vídeo anunciava: "O STF não proibiu o governo federal de agir na pandemia! Uma mentira contada mil vezes não vira verdade!"

Horas depois de acusar so Supremo de propagar fake news, o presidente foi às redes sociais defender a tese de que as políticas federais de combate à pandemia foram inviabilizadas por ações da corte. "Cometem atos antidemocráticos exatamente os que querem, pelo uso da força, calar quem se manifesta", escreveu o presidente.

Ao contrário do que o presidente Bolsonaro tem alegado, o  STF definiu que municípios, estados e a União deviam atuar de maneira conjunta com medidas sanitárias contra a pandemia. A decisão permitiu que entes da federação que não concordassem com as medidas do governo federal contrárias à orientações da ciência, pudessem tomar decisões distintas e irem, justamente, na linha de coibir aglomerações e determinar o uso de máscaras de proteção facial em público para evitar a disseminação do coronavírus.

Os ataques do presidente devem se intensificar em um evento hoje, às 19h, no Palácio da Alvorada, onde Bolsonaro planeja expor teorias de adulteração nos resultados das Eleições, retomando argumentos contra o voto eletrônicos e acusações de fraude nas eleições.


> Bruno Bianco será secretário executivo do Ministério do Trabalho
> Auditoria da CGU confirma adulteração em documentos da Precisa

Se você chegou até aqui, uma pergunta: qual o único veículo brasileiro voltado exclusivamente para cobertura do Parlamento? Isso mesmo, é o Congresso em Foco. Estamos há 17 anos em Brasília de olho no centro do poder. Nosso jornalismo é único, comprometido e independente. Porque o Congresso em Foco é sempre o primeiro a saber. Precisamos muito do seu apoio para continuarmos firmes nessa missão, entregando a você e a todos um jornalismo de qualidade, comprometido com a sociedade e gratuito.
Mantenha o Congresso em Foco na frente.
JUNTE-SE A NÓS

Continuar lendo