Presidente do PP defende indicação de cotado para o STF há mais de um ano

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da sigla, tem falado há mais de um ano sobre o desejo de que Kassio Nunes seja escolhido para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

O nome do desembargador piauiense foi sinalizado pelo presidente Jair Bolsonaro como escolhido para a vaga no Supremo que será aberta no dia 13 de outubro.

“Nosso Kássio é uma figura respeitadíssima no mundo jurídico hoje, tenho certeza que vai chegar a tribunais superiores, ou STJ  [Superior Tribunal de Justiça] ou Supremo [Tribunal Federal]. É uma figura muito querida e respeitada”, afirmou Ciro Nogueira em junho de 2019.

As principais informações deste texto foram enviadas antes para os assinantes dos serviços premium do Congresso em Foco. Cadastre-se e faça um test drive.

A declaração foi dada durante entrevista coletiva para a imprensa do Piauí após uma homenagem recebida por Nunes no Tribunal de Justiça do Piauí. O desembargador também tem boa relação com o governador Wellington Dias (PT-PI), com quem tirou uma foto em 2018 durante a posse na vice-presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

O senador é investigado por corrupção no chamado quadrilhão do PP. Em junho de 2019, durante julgamento que tornou o político réu no Supremo Tribunal Federal, o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, conhecido como Kakay, disse que a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) é "típico abuso de poder".

>Cogitado por Bolsonaro ao STF, Kassio Nunes defendeu prisão em 2ª instância

O Congresso em Foco ouviu de um aliado do presidente do PP que a escolha do ministro não teve participação partidária.

A fonte ouvida pelo site também acredita que Bolsonaro já conhecia o desembargador e que o nome não foi levado a ele por terceiros. Apesar de ser do Piauí, Kássio Nunes já trabalha há quase dez anos em Brasília (DF). Ele foi indicado para o TRF-1 em 2011, cuja sede fica na capital federal.

> Acesse de graça por 30 dias o melhor conteúdo jornalístico premium do país

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!