Suplicy manda Utopia de presente para Bolsonaro

O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) mandou pelos Correios um presente para o presidente Jair Bolsonaro, adversário histórico do PT: o livro Utopia, romance filosófico escrito no começo do século XVI pelo inglês Thomas More.

A obra faz referência a uma fictícia ilha chamada Utopia, onde a vida em sociedade seria ideal, mas impossível de ser alcançada. Em mensagem publicada no Twitter, Suplicy contou que enviou a publicação como sugestão de leitura para o período de convalescência do presidente, que anunciou nesta semana estar infectado pelo coronavírus.

 

O vereador da capital paulista também mostrou a dedicatória que escreveu para Bolsonaro (veja a íntegra mais abaixo), na qual, fazendo paralelo com livro, critica a pena de morte e defende a sua principal bandeira política: a Renda Básica de Cidadania. Pela proposta de Suplicy, todo cidadão do país, independentemente de classe social, teria direito a receber mensalmente um recurso para se manter com dignidade.. "Muito melhor do que distribuir armas será assegurar a Renda Básica de Cidadania para todas as pessoas", escreveu ele para Bolsonaro.


Veja a dedicatória do ex-senador ao presidente:

"Ao Presidente Jair Bolsonaro, desejo-lhe pronta recuperação e que possa aproveitar esse período em que precisa se restabelecer com a leitura desse importante livro de Thomas More, onde, na página 29 do Livro I, ele mostra a reflexão do viajante português Rafael Hitlodeu em que, ao comentar que a pena de morte não havia colaborado para diminuir a criminalidade violenta, afirma que muito melhor será garantir a sobrevivência das pessoas para que ninguém se sinta com a necessidade de primeiro roubar para daí ser transformado em cadáver.

 

Com base nas reflexões do personagem Rafael Hitlodeu, de Thomas More, seu amigo, Juan Luis Vives escreveu em 1526 'De Subventione Pauperum', ao Prefeito da cidade de Bruges, onde, pela primeira vez, propõe uma renda mínima garantida a seus habitantes. Por essa razão, Thomas More é considerado um dos pensadores que melhor fundamentou a Renda Básica de Cidadania. Muito melhor do que distribuir armas será assegurar a Renda Básica de Cidadania para todas as pessoas.

 

O abraço amigo, Eduardo Matarazzo Suplicy

São Paulo, 9 de julho de 2020."
Thomas More foi o criador do termo "utopia", que  remete a uma sociedade ideal, mas impossível. A palavra é junção dos gregos "ou" (advérbio de negação), "tópos, ou" (lugar) e "ía" (qualidade, estado).

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!