Onyx vai à embaixada americana agradecer apoio na OCDE

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, foi à Embaixada dosEstados Unidos no Brasil nesta quinta-feira (16) para agradecer o apoio americano à entrada do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para Onyx, a decisão dos Estados Unidos, que antes haviam priorizado a Argentina na lista de inserção no grupo dos países ricos, mostra que o Brasil recuperou a confiança mundial ao longo de 2019.

> EUA vão priorizar entrada do Brasil na OCDE

"O que acabamos de ouvir do embaixador americano é que o Brasil voltou a ser um país confiável", afirmou Onyx Lorenzoni na saída da reunião com o encarregado de negócios interino da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, William Popp.

Onyx ainda classificou essa sinalização de confiança como uma "coisa extraordinária". "Há um ano e pouco atrás, qualquer autoridade ou empresário brasileiro era visto sob o manto da desconfiança. Graças à dedicação do presidente e da equipe, nós mudamos isso. Hoje o Brasil é confiável. Os principais países do mundo olham para a gente com respeito e voltaram a confiar no Brasil", argumentou o ministro da Casa Civil, dizendo que o caso da OCDE é uma prova de que os americanos "reconhecem o esforço do governo brasileiro do presidente Jair Bolsonaro".

Veja o que ele falou após a reunião na embaixada:

Os Estados Unidos, que em outubro do ano passado pegaram o governo brasileiro de surpresa ao anunciar o apoio ao ingresso na Argentina na OCDE, mudaram de opinião sobre o assunto nesta semana. Na noite de terça-feira (14), o governo de Donald Trump anunciou que agora iriam priorizar a entrada do Brasil no grupo dos países ricos. A decisão foi confirmada e comemorada pelo governo brasileiro ao longo de quase toda a quarta-feira (15). O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse até que esse recuo americano ainda mostra que o Brasil está construindo uma parceria sólida com os Estados Unidos.

> Brasil em meio à crise dos EUA e Irã

Catarse

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!