Governo autoriza concessão do Parque Nacional de Brasília

O governo federal publicou nesta segunda-feira (10) um decreto (íntegra) que coloca o Parque Nacional de Brasília na lista de concessões planejadas pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Economia.

Se confirmada, a mudança vai tirar do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) a gerência do parque. Também foi incluído na lista de concessões o Parque Nacional de São Joaquim, localizado em Santa Catarina.

> Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país

Parque Nacional de Brasília

O parque abrange uma área de cerca de 423 km². Para o público em geral, as principais atrações do parque são as piscinas naturais de água mineral e suas trilhas. Mas a unidade também protege ecossistemas típicos do Cerrado do Planalto Central e abriga as bacias dos córregos formadores da represa Santa Maria, que é responsável pelo fornecimento de 25% da água potável que abastece o Distrito Federal.

Parque Nacional de São Joaquim

O parque localizado nas regiões Serrana e Sul de Santa Catarina tem 493 km². Está inserido no bioma da Mata Atlântica e nele, devido à sua grande abrangência, encontram-se quatro tipos de formações vegetais: floresta ombrófila densa, floresta ombrófila mista, campos de altitude e matas nebulares.

 

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!