General comandará Secretaria de Governo de Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na manhã desta segunda-feira (26) o nome do seu 13º ministro. O general-de-divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, 66 anos, assumirá a Secretaria de Governo, que tem status de ministério.

A informação foi divulgada no perfil do Twitter de Bolsonaro:

Hoje a secretaria é ocupada pelo deputado Carlos Marun (MDB-MS) e tem como principal tarefa a articulação com o Congresso Nacional, partidos políticos e o diálogo com estados e municípios. Carlos Alberto dos Santos Cruz foi secretário de Segurança Pública durante o governo de Michel Temer (MDB).

Nascido na cidade de Rio Grande (RS), o general formado na Academia Militar das Agulhas Negras comandou as tropas da ONU na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) de 2007 a 2009. O general também fez parte do grupo de conselheiros da ONU para a revisão do reembolso aos países contribuintes de tropas em missões de paz.

Quando entrou para a reserva do Exército Brasileiro em dezembro de 2012, assumiu a chefia de assuntos militares da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. No ano seguinte, voltou para ativa, designado pelo secretário-geral da ONU, como comandante das tropas na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (Monusco).

Agenda

O presidente eleito permanece no Rio de Janeiro nesta segunda-feira e, segundo agenda divulgada pelo governo de transição, embarca às 7h desta terça (27) para Brasília. Na capital federal, Bolsonaro deve trabalhar em despachos internos pela manhã e à tarde deve reunir-se com autoridades no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está instalado o governo de transição.

Nesta segunda-feira o governo de transição programa um pronunciamento do futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. O anúncio do juiz está marcado para às 14h no CCBB.

Com informações da Agência Brasil.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!