Esposa de secretário da Pesca ganha cargo na Embratur

Catiane Seif, esposa do atual secretário da Pesca Jorge Seif, ocupa um cargo de confiança dentro da Embratur, vinculada ao Ministério do Turismo. A informação, revelada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta terça-feira (19), aponta para possível prática de nepotismo, em violação ao que diz a Constituição.

Catiane ocupa o cargo de "gerente de integridade e integração" da Embratur, destinada a fomentar o turismo no país. Como seu nome não aparece no site do Portal da Transparência do governo federal, não é possível determinar há quanto tempo a esposa de Jorge Seif ocupa o cargo, nem seu salário. De acordo com o plano de cargos e carreiras da empresa, o salário bruto dos gerentes da Embratur é de R$ 25.767,50. Catiane ainda consta como sócia de uma empresa de roupas para animais em Itajaí (SC), que figura como ativa na Receita Federal.

O fato de Catiane estar casada com membro de outro gabinete ministerial de Jair Bolsonaro poderia configurar prática de nepotismo, vedada desde 2008 por súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, a corte concluiu que este tipo de nomeação violaria a previsão constitucional.

O Congresso em Foco buscou o Ministério do Turismo e ligou para o telefone apontado como sendo de Catiane na Embratur, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para manifestações.


> Caos em Manaus reduz apoio a Bolsonaro a 7% dos perfis do Twitter
> Placar do Impeachment tem 110 votos pela abertura de processo contra Bolsonaro

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!