Embaixador do Brasil na França boicotou homenagem à Marielle em Paris

O embaixador do Brasil na França, Luis Fernando Serra, desistiu de participar de um evento em Paris ao saber que a prefeita da capital francesa, Maria Hidalgo, faria uma homenagem à Marielle Franco (Psol-RJ), vereadora morta em 2018. A informação foi revelada pelo jornalista Jamil Chade, do UOL, e confirmada pelo Congresso em Foco.

A bancada do Psol na Câmara, liderada pela deputada Fernanda Melchiona (RS), solicitou ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil documentos e trocas de mensagens que comprovam o boicote à Marielle. Leia a íntegra:

O embaixador comentou no dia 6 de agostos de 2019 sobre o Congresso da Associação de Brasilianistas na Europa. O evento reuniu 540 professores e pesquisadores sobre o Brasil residentes na Europa.

> STJ mantém caso Marielle Franco no Rio de Janeiro

"Convidado para assistir à cerimônia de encerramento do Congresso, fui informado de que o evento ocorrerá em local cedido pela prefeitura de Paris, com a presença da prefeita Anne Hidalgo", disse Serra.

"Na ocasião, após a palestra final da conferência, deverá ser dada a palavra à prefeita para 'prestar homenagem à brasileira Marielle Franco'. Na ocasião, a prefeita tornará pública a localização de jardim da capital francesa que receberá oficialmente o nome da vereadora brasileira. Ante o exposto, tomei a iniciativa de cancelar minha participação no referido evento", declarou o embaixador brasileiro.

Em fevereiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que a investigação da morte da Marielle "está contaminada" e que não houve uma nova investigação no caso do porteiro, que teria citado o seu nome no depoimento e foi desmentido no decorrer das investigações.

Bolsonaro afirmou diversas vezes que não vai interferir em nada. "Eu quero saber quem mandou matar Marielle sem problema nenhum. Assim como quero saber quem matou Celso Daniel, assim como querem saber quem mandou matar um tal de Jair Bolsonaro", afirmou.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!