O encontro na manhã desta quarta-feira (8) entre o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, teve um tom de tentativa de reconciliação. Assessores ministeriais ouvidos pelo Congresso em Foco afirmaram que a reunião serviu para acertar detalhes das ações da pasta e aparar arestas.
A semana começou com a temperatura altíssima no desgaste entre Bolsonaro e Mandetta. Já no domingo (5), o presidente disse, sem citar nomes, que tem ministros achando que são estrelas. Na segunda-feira (6), chegou a ser dada como certa a demissão de Mandetta em edição do Diário Oficial da União.
As informações deste texto foram publicadas antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.
Em coletiva de imprensa na terça-feira (7), o ministro da Saúde não recuou nas orientações técnicas que vem defendendo de isolamento social e por um uso cauteloso de medicações como hidroxicloroquina. No entanto, ele disse que o médico que optar pela substância não está proibido, desde que assuma os riscos de eventuais efeitos colaterais negativos.
O uso da hidroxicloroquina é um dos principais pontos de divergências entre a atuação de Bolsonaro e Mandetta na crise do coronavírus. A medicação tem sido defendido por Jair Bolsonaro e aliados próximos. A eficácia da medicação no tratamento da covid-19 ainda não está comprovada.
> Medo de impeachment levou Bolsonaro a recuar de demissão de Mandetta
Na semana passada, Bolsonaro chamou Mandetta de arrogante e que o ministro deveria ouvi-lo mais. No domingo, o presidente disse que usaria a “caneta” para demitir integrantes do governo que estavam se achando “estrelas”.
Veja a agenda do presidente para esta quarta:
8 de abril de 2020
07:30 – 08:30 – Fernando Azevedo, ministro de Estado da Defesa; e Bento Albuquerque, ministro de Estado de Minas e Energia
Palácio da Alvorada
09:00 – 09:30 – Luiz Henrique Mandetta, ministro de Estado da Saúde
Palácio do Planalto
09:50 – 10:00 – Jorge Antonio de Oliveira, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República
Palácio do Planalto
10:00 – 10:30 – Braga Netto, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República; Paulo Guedes, ministro da Economia; Jorge Antonio de Oliveira, ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República; e André Luiz de Almeida, advogado-geral da União
Palácio do Planalto
11:00 – 11:30 Senador Jorginho Mello (PL-SC) e deputado Wellington Roberto (PL-PB)
Palácio do Planalto
15:00 – 15:30 Deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)
Palácio do Planalto
> Bolsonaristas espalham boato sobre fundo eleitoral para atacar Maia e Congresso
Estamos vacinados contra mentira, vaidades e fakenews.
Sei! E Papai Noel intermediou a trégua, com o testemunho do Saci Pererê.
Mandetta mandou Bozo, o ogro desequilibrado, ficar tranquilo, pois não pensa em demití-lo agora. Sua intenção é fritar, em banho maria, o cachorro pulguento tal qual está sendo feito com o dono deste o tal Pato Donald Trampi.
Bolsonaro é muito o antipresidente. Mandetta tem seus defeitos, mas, nessa crise, tem atuado em consonância com a OMS e com o que outros países, impactados antes, fizeram. Já é um trabalho imenso por si só, e ainda tem de ficar apagando incêndio de ciúmes com o chefe? Bolsonaro podia deixar o outro trabalhar e cuidar de seus decretos, muito poucos para minimizar a crise econômica. Ele não é cientista, médico e nem especialista da área de saúde pública.
A resiliência do Mandetta chega a ser heróica.
Qualquer “acordo de paz” feito com o Bozo, data de validade … esta termina quando ele se “aconselha” com seus filhos…ou seja, até a noite, saberemos qual será a nova loucura inventada poe esta loucos irresponsáveis. Eles estão investindo pesado no caos social, é sua “chance” para o derradeiro golpe contra as Instituições Democráticas.
O Mandetta deveria ligar para o Uip.. e ouvir da boca de um INFECTOLOGISTA que pegou o coronavirus… que a cloroquina FUNCIONA SIM NO COMBATE AO VIRUS
Bolsonaro é um péssimo presidente
Aos olhos de esquerdista.. qualquer um que tenha dez dedos e não tenha a lingua presa é um péssimo presidente.
Nem toda direita é bolsonarista.
O Brasil precisa de um presidente inteligente urgente
Presidente inteligente no Brasil? Eu diria que ‘nunca antes na história deste pais houve’ um presidente inteligente. Exceção feita a Getúlio Vargas.
Depois que o Carluxo acorda e liga os robôs ficam repetindo comentários inúteis em defesa do Bolsonaro. Inútil
CINCO mensagens suas e vc ainda chama os outros de robozinhos ????kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Deus e o diabo na terra do corona!
Escrevam seus comentários antes que o Carluxo acorde e ligue os robôs que aqui defendem o Bolsonaro.
Bolsonaro e seus filhos são aqueles encrequeiros que tinham na escola no clube e na rua que só apareciam pra infernizar todo mundo e atrapalhar as brincadeiras. Um pé no saco.
o uolzinho, a foice de sp, a esquerda nojenta infiltrada na mídia tenta TODO DIA criar uma crise contra o governo do PRESIDENTE BOLSONARO. MAS NÃO ADIANTA.. o PRESIDENTE BOLSONARO está e vai continuar governando tranquilamente o Brasil. E o Mandetta.. é só um ministro… e ministro… troca-se.. como um pneu furado se precisar.
O presidente precisa de um ministro que seja mais otimista e não 100% pessimista, sendo otimista ele vai se motivar pela busca de um resultado no geral positivo. Sendo pessimista ela irá sempre se esconder e esperar alguém que tome a iniciativa relevante, ou seja, de maior coragem de assumir os riscos.
O presidente não esta comedo do Impeachment, é mais fácil fechar o congresso e o STF, porque a maioria do povo está com ele.
Exato. Sem falar o que o Mandetta é ORTOPEDISTA. E não um expert em epidemias.