De Genebra, na Suíça, onde participa da 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, a Ministra Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) defendeu o direito à greve de todas as categorias de trabalhadores. A declaração da ministra foi registrada pelo jornalista Jamil Chade, do UOL.
> Doria diz que agressões de Bolsonaro têm unido governadores
“Todo mundo tem direito à greve. As categorias têm direito à greve”, disse. “O que eu percebi é que os policiais no Ceará estão no limite”, afirmou Damares.
“Nós temos leis que regulam a greve no Brasil. Agora, as pessoas questionam, mas as forças de segurança têm direito à greve? Direito à greve é direito à greve”, reafirmou Damares.
Leia também
A greve de forças policiais é proibida pela Constituição da República. Em 2017, o entendimento de que órgãos de segurança não têm direito à greve foi reforçado por decisão do Supremo Tribunal Federal.
Após a repercussão da frase, a ministra fez um post em seu twitter tentando esclarecer seu posicionamento sobre o tema.
“Defendendo motim? Eu? Quanta mentira. Defendo o direito de ir e vir da população. O direito à segurança. A não violência contra policiais. E o direito de trabalhadores de reivindicar em melhores salários. Frases soltas não resumem meus posicionamentos”, afirmou.
As declarações foram dadas no mesmo dia em que uma comitiva interministerial composta por Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e André Mendonça (Advocacia-Geral da União) chegou ao Ceará para acompanhar as ações militares da operação federal de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
O envio de militares ao Ceará foi determinado pelo presidente como forma de garantir a segurança no estado que há sete dias sofre com um motim das forças de segurança do estado, que exigem melhores salários. Desde o início da paralisação até esta segunda-feira (24) já foram registrados 147 assassinatos no estado.
Pelo decreto assinado por Bolsonaro as Forças Armadas devem ficar no Ceará até a sexta-feira (28).
> Carlos Bolsonaro chama Ciro e Cid de “pessoal de nariz nervoso”
Greve dos policiais é ilegal, segundo a Constituição. E o senhor Ives Gandra, caladinho, né?
Corrupção na política sempre existiu desde sempre mas o dinheiro que a corrupção desviaram dos cofres públicos nos últimos anos ficou assustadoramente evidente em razão das mudanças que houveram com a informatização das informações.
O soma desviada pela corrupção é o dinheiro que falta nos setores essenciais como a saúde, educação, segurança, logística de transporte, tecnologia, pesquisas, e outros.
Houve época em que as cidades e as estradas estavam coalhadas de Formiquinhas que trabalhavam na fiscalização da ordem. Mas de repente , nas últimas décadas essas formiguinhas desapareceram.
O motivo é simples, os que aposentavam não foram substituídos e todo dinheiro destinado à a manutenção dessas formiguinhas foram desviadas para a corrupção, no mais amplo sentido.
Esse é o principal motivo porque o espaço público está totalmente à mercê dos bandidos.
Não preciso falar que o enorme índice de desemprego em parte se deve a falta dessas formiguinhas.
Como a arrecadação de impostos diminuiu com o tempo, houve a necessidade de cobrar altos impostos que onerou demais a iniciativa primavada, e fez com que a crise agravasse.
Os empreendimentos privados se tornaram inviáveis e o resultado foi o desemprego em massa, obras estratégicas paralizadas, fechamento de empreendimentos da iniciativa privada, etc..
Milhões perderam suas, casas, o plano de saúde, etc….. e foram morar em propriedades invadidas.
Há de convir que as leis ou normas são criadas levando-se em conta uma situação onde todos respeitam a lei e a ordem coonstituída.
Não preciso dizer aqui que o país está tudo uma belezura. A ousadia dos corruptos da ‘Democracia’ extrapola o limite do bom senso, não só do Congresso mas em todos os níveis, tanto estadual como municipal.
Os policiais do Estado do Ceará, estão amotinados apenas para exigir um mínimo de dignidade que ainda resta, mas está prestes a perder, ou já perderam ?
Já perderam:
https://uploads.disquscdn.com/images/5ed2dd454359c475aac84bfb16ae958fec1aa01095b7f715e0de4222920c97fb.jpg
O legislativo, executivo , judiciários sempre aumentam seus privilégios mesmo em plena crise, zombando da população.
Então por que os policiais não podem extrapolar no momento em que já perderam sua dignidade de ter um mínmo para sobrevivência ?
Porque eles têm o monopólio da força legal, porque eles recebem treinamento e armas do Estado para combater a violência, não para combater o Estado, porque eles são os agentes responsáveis pela segurança, porque não há policiamento, porque ninguém pode enfrentá-los se houver confronto. Entendeu?
Para isso tem o Exército.
Não, o Exército não é para isso. Nem a Marinha. Nem a Aeronáutica. Forças Armadas não foram criadas para combater forças policiais sob nenhuma circunstância, por isso não podem fazer greve. Você não sabe do que está falando.
Concordo que as forças armadas não foram feitas para combater outras forças. Quando eu disse extrapolar no caso dos policiais estou apenas afirmando que eles tem o direito de mostrar indignação com a situação existente, sem uso de violência evidentemente. Do contrário a GLO não teria sentido, que vem apenas para suprimir uma situação de emergência para manter a ordem contra a bandidagem.
Abraços!
Greve policial é motim, simples assim!
Sou contra a greve de policiais.
Mas isso não significa que eles estão ganhando muito, simples assim ?
Sim, mas isso não legaliza o motim. Simples assim.
Claro que não, simples assim !
Como não se a lei proibe policial fazer greve???
Em vários outros países é assim também, mas lá, às vezes, o cálculo do salário policial é atrelado ao cálculo salarial de outras categorias que têm sim direito de greve.
Inacreditável, lamentável.
Em alguns outros países, onde a greve para o pessoal armado tembém é vedada, os reajustes para policiais etc. são atrelados aos reajustes de outras categorias com direito de greve.