Com auxiliares investigados, Bolsonaro diz que ataca corrupção na “raiz”

O presidente Jair Bolsonaro fez um balanço de seus 400 dias de governo, completados nessa quarta-feira (5), pelo Twitter. Em dez tópicos, Bolsonaro escreveu que o Brasil "já mudou" desde o início de sua gestão, que a economia está se recuperando, com a redução do desemprego e o controle da inflação, e que a corrupção deixou de ser generalizada.

"400 dias em que, após um longo período de crise econômica, ética e moral, o país passou a ter, à frente do poder executivo, pessoas que amam o Brasil acima de tudo e Deus acima de todos", destacou. O presidente disse que entregará um país melhor do que recebeu.

Embora mantenha em seu entorno dois acusados de corrupção - o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, e o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio -, Bolsonaro afirmou que ataca esse tipo de crime na "raiz". Ontem o presidente disse que Wajngarten está "mais firme que nunca". O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é investigado pela suspeita de enriquecimento ilícito.

A corrupção, outrora generalizada, é atacada na raiz, quando escolhemos uma equipe técnica para os ministérios, bancos e estatais. Essas instituições não mais são usadas para promoção de projetos de poder como antigamente, mas para promover o Brasil e o seu povo", ressaltou.

> Governo quer explorar terras indígenas contra a vontade dos índios

O presidente também destacou a redução dos índices de criminalidade, principalmente em relação ao número de homicídios e apreensão de drogas. "Quase 10 mil vidas salvas das mãos de assassinos", afirmou. Bolsonaro disse, ainda, que o Brasil está aberto ao mundo, mas sem perder sua soberania sobre florestas, riquezas e valores.

Veja a sequência de tuítes do presidente:

As informações deste texto foram publicadas antes no Congresso em Foco Premium, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com comercial@congressoemfoco.com.br.

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!