Bolsonaro fará pronunciamento na televisão sobre queimadas

O presidente Jair Bolsonaro fará na noite desta sexta-feira (23) pronunciamento sobre o aumento das queimadas na Amazônia na rede nacional de rádio e televisão.

O secretário de Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten, havia falado mais cedo sobre a possibilidade ao Congresso em Foco.

Bolsonaro convocou para as 15 horas desta sexta-feira uma reunião de emergência para discutir as queimadas na Amazônia. Participam representantes dos ministérios da Defesa, Meio Ambiente, Relações Exteriores, Casa Civil e Secretaria Geral.

> Marina Silva: Marcos Pontes devia ter saído do governo para defender o Inpe

O governo federal também oficializou um despacho (íntegra) em que determina que todos os 22 ministros tomem em suas áreas medidas para combater as queimadas.

O aumento no número de queimadas tem sido criticado por autoridades internacionais. Na quinta-feira (22), o presidente da França, Emannuel Macron, afirmou que o assunto será discutido na reunião do G7, grupo que reúne os países mais desenvolvidos do mundo - Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Japão, Canadá e Itália.

Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve um aumento de 83% no número de incêndios florestais no Brasil entre 1º de janeiro e 19 de agosto de 2019 e o mesmo período do ano passado, que saltou de 39.759 para 72.843 queimadas no país.

O Amazonas está em terceiro lugar no ranking das queimadas neste ano, com 7.003 focos de incêndio neste ano, 5.305 apenas neste mês, até o dia 19. Entre 2018 e 2019, o Estado registrou um aumento de 146% no número de incêndios florestais.

Na quarta-feira (21), Bolsonaro insinuou, sem apresentar prova, que o aumento pode ter sido causado por ONGs (Organizações Não Governamentais).

>Deputado considera falta de lucidez arrendamento de terras indígenas

>88% dos brasileiros acham desmatamento da Amazônia preocupante, aponta Ibope

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!