Aras e Weintraub recebem condecoração militar de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, incluiu no “Quadro Suplementar da Ordem do Mérito Naval”, membros do governo, entre eles o da Educação, Abraham Weintraub e o do Turismo Marcelo Henrique Teixeira. As condecorações foram publicadas nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial da União.

Também receberam a insígnia os deputados Hélio Lopes (PSL-RJ), e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP), um dos investigados no inquérito das fake news, no STF. Outro homenageado foi o procurador-geral da República, Augusto Aras

> Bolsonaro diz que “se surgir terceira vaga” indica Aras para o STF

As condecorações acontecem em um momento de acirramento dos ânimos entre o Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal. O ministro da educação, Abraham Weintraub, foi convocado a comparecer à Polícia Federal e prestar esclarecimentos sobre suas falas contra o STF na reunião ministerial do dia 22 de abril. Após a operação desta quarta-feira (27), autorizada por Alexandre de Moraes, no âmbito do inquérito das fake news, Bolsonaro reagiu com um habeas corpus que protege Weintraub.

Já Augusto Aras vem sofrendo com a rejeição de membros do Ministério Público, que o acusam de blindar Bolsonaro. Na última quarta-feira (27), o PGR pediu a suspensão do inquérito das fake news.

De acordo com decreto publicado pelo Planalto, a Ordem do Mérito Naval foi criada em 1934 como uma forma de homenagear o desempenho de autoridades militares e civis. “Premiar os militares da Marinha que se tenham distinguido no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha”, diz o texto. 

Veja a íntegra do decreto com a lista de todos os nomes condecorados

 > Cadastre-se e acesse de graça, por 30 dias, o melhor conteúdo político premium do país  

Continuar lendo

Assine e obtenha atualizações em tempo real em seu dispositivo!